Cida Pedrosa: Um novo desafio em defesa dos direitos das mulheres

A camarada Cida Pedrosa toma posse na tarde desta segunda-feira (2) como secretária da Mulher do Recife. Cida é advogada, poetisa, feminista e ativista de Direitos Humanos. De 2013 a abril de 2016 esteve à frente da secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, comandando iniciativas pioneiras na área. Tem sete livros de poemas publicados e participação em várias antologias no Brasil e no exterior. "Tomo posse com um desejo enorme de contribuir com a luta", afirmou a nova secretária.

Cida Pedrosa - Foto: Rick Rodrigs

Além de Cida, tomam posse hoje, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, Ana Paula Vilaça, nova secretária de Turismo, Esportes e Lazer, que sai do comando da Empresa de Turismo Pernambucano (Empetur), do Governo do Estado. A Secretaria Executiva de Esportes será comandada pela pentatleta e medalhista olímpica Yane Marques.

O atual Secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, assumirá a Secretaria de Educação do Recife. Já Jorge Vieira, titular da pasta de Educação no primeiro mandato, vai para a nova Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas. Ele será auxiliado pelo jornalista Alexandre Gabriel em uma das novas funções da pasta, a Secretaria Executiva de Coordenação de Gestão. O atual secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio, será o chefe de gabinete do prefeito Geraldo Julio.

O ex-secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, assumirá a pasta da Educação. O médico Jaílson Correia continuará no comando da Saúde neste novo governo. Da mesma forma, Antônio Alexandre seguirá à frente da Secretaria de Planejamento Urbano.

O engenheiro Roberto Gusmão assumirá a nova Secretaria de Infraestrutura e Habitação. Leda Alves seguirá à frente da Cultura, bem como João Braga permanece no comando da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e Alberto Feito na pasta de Saneamento.

Também continuam à frente das mesmas pastas, o secretário de Finanças, Ricardo Dantas; o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti; o secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes; e a secretária Ana Rita Suassuna, na pasta que passa a se chamar Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.

O advogado Ricardo Correia se mantém à frente da Procurador Geral do Município; e o advogado Rafael Figueiredo na Controladoria Geral do Município. No gabinete de Imprensa, o jornalista Carlos Eduardo Santos. Na Assessoria Especial, o delegado Fred Oliveira, Procon, o advogado José Neves, na Representação de Brasília e Relações Internacionais, o advogado e administrador Giovani Oliveira.

Com a responsabilidade de melhorar o ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo e sustentabilidade na cidade, como foco no meio ambiente, o economista e empresário Bruno Schwambach traz a experiência do setor privado e será o titular da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Ele será auxiliado por executivo da área de sustentabilidade e meio ambiente.

Segundo a secretaria de Imprensa da PCR, a equipe está formatada de acordo com a Reforma Administrativa proposta pela prefeitura e aprovada pela Câmara Municipal na última semana, que reduz o número de secretarias de 24 para 15. "Foram reunidos para as funções de auxiliares diretos do prefeito, nomes com reconhecida capacidade técnica e experiência tanto no serviço público como na iniciativa privada para responder as expectativas da população", diz a nota da PCR.

Audicéa Rodrigues, com informações da PCR.
Do Recife