EZLN apresentará mulher indígena candidata à presidência do México

O Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), e o Congresso Nacional Indígena (CNI), que integram 66 etnias, anunciaram um acordo, nesta segunda-feira (2), para constituir um Conselho Indígena de Governo ante a grave crise que atravessa o país.

EZLN - AFP / Elizabeth Ruiz

O Conselho terá como funções governar a República Mexicana, para o qual apresentarão em maio uma mulher indígena como candidata à presidência nas eleições de 2018.

O prazo para conhecer o nome da candidata independente indígena ampliou-se, já que em algumas comunidades não foi possível realizar a consulta por conflitos de insegurança e do narcotráfico, explicou uma das representantes ao fazer a leitura dos acordos.

Os delegados do CNI explicaram que durante os meses de outubro, novembro e dezembro consultaram 43 povos originários de 523 comunidades de 25 estados do país, que determinaram banir de seus territórios os partidos políticos e os programas de governo que os dividem e confrontam.

O CNI realizou nos dias 29, 30 , 31 e 1 de janeiro sua segunda etapa do quinto Congresso Nacional Indígena.

Por sua vez, o EZLN, nos 23 anos de sua irrupção armada, leva a cabo em San Cristobal de las Casas o encontro 'Os zapatistas e as ConsCiências pela Humanidade' no qual participam cientistas de vários países.