Conselho de Segurança da ONU analisa processo de paz na Colômbia

O Conselho de Segurança da ONU vai analisar nesta quarta-feira (11) os avanços da implementação do acordo de paz na Colômbia depois de mais de 50 anos de conflito entre o governo e as Farc-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo).

Guerrilheiros das Farc na selva - AFP

Este mês o Conselho é presidido pelo embaixador da Suécia na ONU, Olof Skoogal. O diplomata abriu a mesa de trabalhos destacando que normalmente as missões em territórios de conflito são difíceis, mas na Colômbia o processo tem sido positivo.

Segundo Skoogal, um dos principais temas a ser debatido na reunião é o acompanhamento da missão da ONU e o mecanismo tripartite do monitoramento e verificação do cessar-fogo e deixar armas dos membros das Farc.

Logo que foi assinado o acordo entre a guerrilha e o governo, os guerrilheiros se comprometeram a deixar as armas e ingressar no processo de transição para a vida civil. Este acontece nas chamadas “zonas de transição”, sítios espalhados por todo o país onde há pessoas de diversos países comprometidas com a fiscalização deste processo sob a supervisão da ONU.

Para acompanhar este processo a ONU destacou 450 observadores internacionais, destes, 280 já estão em atividade na Colômbia.