Comunistas chineses e vietnamitas defendem cooperação estratégica

Os líderes máximos dos Partidos Comunistas da China e do Vietnã concordaram nesta quinta-feira (12), em Pequim, que os dois países devem expandir a cooperação em diversas áreas, incluindo a exploração marítima.

Xi Jingping, presidente da China - www.news.cn

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), manteve conversações com o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Nguyen Phu Trong, no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

Xi elogiou o crescimento da parceria de cooperação estratégica integral, citando o progresso da amizade, confiança política, cooperação e intercâmbios culturais.

Considerando os dois países como “camaradas e irmãos”, Xi disse que a China vê suas relações com o Vietnã como estratégicas e com uma perspectiva de longo prazo, e espera que os dois países possam administrar e controlar adequadamente as disputas.

Xi sugeriu consolidar a confiança política por meio de contatos estreitos entre os mais altos líderes e partidos para oferecer a orientação estratégica. Ele propôs a expansão da cooperação militar, na área de segurança e coordenação nos assuntos mundiais.

Os dois lados devem avançar os intercâmbios interpessoais, em particular entre os jovens, e impulsionar a cooperação em educação, cultura, meios de comunicação, turismo e esportes, indicou Xi.

No que diz respeito às disputas marítimas, Xi pediu a ambos os lados que aumentem a comunicação e consolidem a confiança mútua, a fim de preparar uma base política sólida para a solução das disputas e trabalhar juntos na exploração e cooperação marítima.

Trong também falou sobre a expansão da cooperação marítima e avanços no comércio, investimento, turismo, defesa, segurança e intercâmbios não-governamentais.

A visita de Trong ocorre em um momento em que ambos os países celebram o 67º aniversário das relações diplomáticas.

Trong e Xi

É a primeira visita de Trong à China desde que foi reeleito chefe do PCV em janeiro do ano passado e sua primeira viagem ao exterior em 2017. Ele também é o primeiro líder estrangeiro que a China recebeu este ano, o que revela a importância atribuída pelos dois lados à sua parceria.

Trong parabenizou Xi pelos avanços da China sob a liderança do 18º Comitê Central do PCC.

Ao elogiar as visitas entre ele e Xi em 2015, Trong disse que o progresso nas relações entre os dois países e partidos é animador.

Os laços saudáveis entre o Vietnã e a China são de interesse fundamental dos dois partidos, nações e povos, disse. É máxima prioridade da política externa do Vietnã promover a parceria com a China.

O Vietnã espera combinar seu plano “Dois Corredores e Um Cinturão Econômico” com a Iniciativa Cinturão e Rota da China, acrescentou.

Xi prometeu apoio ao Vietnã na organização de reuniões da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec) em 2017.

Trong chegou a Pequim no início desta quinta-feira para uma visita oficial de quatro dias.

Fonte: Resistência, com Xinhua em Português