Eliana Gomes realiza plenária e reforça perspectiva de resistência 

A vereadora do povo, Eliana Gomes (PCdoB), ficou frente a frente com a sua militância para debater as prioridades do mandato "Coragem pra Lutar", em plenária popular realizada na noite da última quinta-feira, 12 de janeiro, na Casa do Cantador, no Carlito Pamplona.

Eliana Gomes realiza plenária e reforça perspectiva de resistência

A primeira mulher a ser eleita vereadora pelo PCdoB em Fortaleza destacou o seu compromisso com a defesa da habitação e da moradia digna para o povo trabalhador, do planejamento urbano com democracia, da participação social, do meio ambiente e da urbanização de diversas áreas da cidade. “Juntos, em pouco mais de três anos na Habitafor (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional), fizemos o maior programa de moradia popular da história de Fortaleza, com quase 20 mil unidades habitacionais entregues ou em construção. Com vocês me dando força, vamos, lá da Câmara, ajudar o município a alcançar ainda mais”, discursou a liderança do PCdoB.

Iniciando sua terceira passagem pela Câmara, depois de sete meses de exercício em 2007 e mais quatro anos, entre 2009 e 2012, a vereadora reforçou que vai continuar levantando as bandeiras de defesa das mulheres, dos (as) trabalhadores (as), da juventude, da educação, da cultura, dos direitos humanos com respeito à diversidade, da segurança e no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Eliana frisou que são tempos de resistência e que pretende "fazer um mandato de mãos dadas com o povo, ouvindo cada um e cada uma, pois há muito mais por fazer em defesa da nossa gente e da cidade". A parlamentar convidou para a sua solenidade de posse na Câmara Municipal, que será no dia primeiro de fevereiro. "A gente vai vencer cada desafio juntos. Muito já fizemos, tanto como vereadora e também como gestora pública. Agora é hora de garantir e ampliar cada conquista. Seguimos fortes e com coragem pra lutar", completou Eliana.

Lideranças

Entre as lideranças que marcaram presença no evento, estava Evaldo Lima, secretário de Cultura de Fortaleza; Carlos Felipe, deputado estadual; Inácio Arruda, secretário de ciência e tecnologia do Ceará; Camila Silveira, coordenadora de mulheres do Estado; Natanael Mota, presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza; e Germana Amaral, presidenta da União da Juventude Socialista (UJS) no Ceará. Foram muitos os representantes de entidades e organizações sociais que colocaram o apoio e as propostas para o mandato.

“A Eliana se destaca pelas lutas sociais e eu tenho muito orgulho desta comunista”, destacou Evaldo Lima. O Secretário colocou o Poder Executivo à disposição das comunidades presentes e disse que vai lutar para atender um apelo da vereadora de descentralizar a política cultural do município, ampliando a força de importantes festividades, como o Ciclo Carnavalesco e os equipamentos de cultura nas regiões periféricas da cidade.

Por sua vez, Camila Silveira lembrou da importância do PCdoB ter mais uma vez uma mulher lhe representando no Poder Legislativo, o que significa um combustível para as políticas de defesa das mulheres. “Tenho a certeza que a Eliana vai ampliar a nossa voz e vai estar junto conosco do Governo do Estado trabalhando o combate à violência contra a mulher”, disse a Coordenadora.

Escuta

Além das autoridades, lideranças de cerca de 30 bairros também fortaleceram o evento, que apontou os desafios para a promoção de políticas públicas. Nas falas do público, demandas por equipamentos, críticas ao aumento da passagem de ônibus, demanda por ações de combate ao uso de drogas entres os jovens, fortalecimento de espaços de atendimento às mulheres e à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), assistência estudantil e o apelo das creches de tempo integral.

As propostas apresentadas serão consolidadas durante o planejamento estratégico do mandato que acontece neste fim de semana.