Milton Nascimento condena racismo sofrido por jovem negra

Um dos mais respeitados músicos do Brasil, o cantor e compositor Milton Nascimento gravou um vídeo se dizendo indignado e preocupado com as práticas racistas vistas com mais intensidade nas redes sociais nos últimos tempos. O cantor usou o próprio Facebook para condenar as ofensas racistas sofridas pela participante do programa The Voice Kids, da Rede Globo, Franciele Fernanda, de 14 anos. Milton Nascimento pede a intervenção da polícia para outras ações do gênero.

milton nascimento - Foto: Reprodução/Facebook

Na última segunda-feria (9), Milton elogiou a jovem logo depois de ela ter cantado uma música se sua autoria: "Maria, Maria". Mas após sua postagem foram publicadas mensagens de cunho racista. Em uma delas, a menina foi chamada de “neguinha”. “Irmã de música? Que música? Essa neguinha não canta p* nenhuma. O nível do brasileiro, seja qual for a área, tornou-se abaixo da crítica”, atacou um usuário em resposta à postagem do cantor.

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado. Segundo o Código Penal Brasileiro (artigo 140 do parágrafo 3), ofender a honra de qualquer pessoa com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem pode resultar em ação penal por injúria racial.

Na terça-feira (10), Franciele e a mãe, Irineia Prates da Silva, registraram um boletim de ocorrência. “Disse para minha mãe que queria fazer uma denúncia disso. E que outras vítimas, como eu, se inspirem para denunciar também”, afirmou a adolescente.

Na legenda do vídeo divulgado em sua conta oficial no Facebook, o músico postou ainda: "É com imensa tristeza que hoje temos que divulgar esse vídeo falando de racismo. Nesta última segunda-feira, postamos aqui um texto em apoio a menina Franciele Fernanda, que cantou “Maria Maria” no The Voice Kids – Brasil. E, numa onda extremamente intolerante, o internauta Danilo Ruas, chamou a garota de “neguinha” e disse que ela não cantava “p… nenhuma”. Por isso, contamos com o apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática para que esse indivíduo cumpra sua pena merecida. Pois só assim poderemos dar prosseguimento na luta para que atitudes como essa não fiquem impunes e, principalmente, para que elas jamais voltem a se repetir".
 

Assista abaixo a apresentação de Franciele Fernanda no The Voice Kids 2017