Rússia repudia intromissão dos EUA em assuntos de outros países

Os Estados Unidos deveriam acabar com sua intromissão nos assuntos de outros países e dessa forma o mundo poderia evitar muitas desgraças, considerou, nesta terça-feira (17), a porta-voz da Chancelaria russa, Maria Zajarova.

Serguei Lavrov e John Kerry, em Roma

Pouco antes da coletiva de imprensa anual do ministro russo de Relações Exteriores, Serguei Lavrov, a porta-voz comentou assim declarações feitas pelo secretário norte-americano de Estado, John Kerry, sobre o presidente eleito Donald Trump.

A diplomata russa se perguntou porque os apelos, dirigidos por Kerry a Trump, para evitar a intromissão em assuntos internos de outros estados aparecem tão tarde, quando poderiam ter sido feitos a Barack Obama, Hillary Clinton aos George Bush, filho e pai.

Kerry arremeteu contra o multimilionário Trump, que afirmou que a política migratória da chanceler federal alemã, Angela Merkel, foi um erro fatal, além de colocar em dúvida a contribuição da Europa à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Zajarova considerou em sua conta de Facebook que se o princípio exigido agora por Kerry tivesse sido reconhecido ou aplicado anteriormente, o mundo poderia ter evitado muitas desgraças.

A porta-voz propôs imortalizar as 'sábias' declarações do secretário de Estado sobre a não intromissão em assuntos de outros países para colocar na entrada do Escritório Oval, na Casa Branca.