Temer diz que idade mínima para aposentadoria é ponto "inegociável"

Em entrevista à imprensa, nesta segunda-­feira (16), o presidente Michel Temer reafirmou que idade mínima de 65 anos para aposentadoria é inegociável. "A idade é fundamental para essa reforma", disse Temer. A proposta de reforma enviada ao Congresso prevê, além da idade mínima de 65 anos, um tempo mínimo de 25 anos de contribuição.

Protesto no sul contra reforma da previdencia

Centrais repudiam reforma

Em reunião, na última semana, no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em São Paulo, as centrais sindicais reiteraram a reprovação da proposta, que na opinião dos dirigentes, desmonta o sistema previdenciário no Brasil.

Em sua Resolução Política, a CTB reafirmou que o projeto que prevê mudanças no sistema previdenciário protocolado pelo governo é um retrocesso para a classe trabalhadora brasileira. A proposta tem como meta a redução de direitos e benefícios, ameaça a economia de milhares de pequenos municípios brasileiros, que dependem das aposentadorias e pensões, e abre caminho à privatização do sistema, cobiçado pelo sistema financeiro.

Banco Central defende reforma da Previdência

Em ata publicada nesta, terça-feira (17), o Banco Central saiu na defesa da Reforma da Previdência e da PEC 55. “Os membros do Copom destacaram a importância de outras reformas [Previdência] que visam aumento de produtividade e maior flexibilidade da economia”, diz o BC na ata.

A instituição também destacou a importância da aprovação do teto (PEC 55) que corta drasticamente os investimentos públicos nos setores sociais.

Confira o calendário de mobilização das centrais de trabalhadores em defesa dos direitos

Agenda em São Paulo

Dia 20/01 – Reunião preparatória do Seminário que debaterá a Reforma da Previdência.

Dias 07 e 08/02 – Seminário – Reforma da Previdência.

Dia 21/02 – Lançamento da Jornada de Lutas pelos Brasil, com a realização de debates, plenárias e seminários para aprofundar as discussões em torno da atual conjuntura e da centralidade na defesa dos direitos.