Na contramão: Doria consegue aumentar velocidade nas marginais de SP

Na contramão do resto do mundo, o novo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) conseguiu, na Justiça, a liberação do aumento da velocidade nas vias marginais da capital paulista. Na última sexta-feira (20), o juiz Luis Manuel Fonseca Pires decidiu pela suspensão do programa da prefeitura que previa a elevação dos limites nas pistas. Com a nova decisão, as mudanças já começam a valer nesta quarta-feira (25), aniversário da cidade.

Redução de velocidade - OSWALDO CORNETI FOTOS PÚBLICAS

A proibição do aumento havia sido concedida a partir de uma ação proposta pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade). Ao decidir pela suspensão do aumento, o juiz Fonseca Pires argumentou que, como a redução das velocidades alcançou uma diminuição expressiva do número de mortes, não haveria justificativa para uma elevação.

O aumento da velocidade foi criticado também, na semana passada, por especialistas no assunto, na primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de São Paulo realizado no dia 19.

Para a conselheira Marina Harkot, o prefeito João Doria está colocando os compromissos feitos durante as eleições acima das evidências sobre o tema. “Uma eleição não é uma carta branca, eu acredito que isso seja uma grande irresponsabilidade politizar a vida de outras pessoas. Famílias inteiras que sofrem pela perda de parentes e amigos”, ressaltou ao falar durante a sessão.

A proposta, anunciada pela prefeitura antes mesmo do início da atual gestão, em dezembro do ano passado, trouxe apreensão de parte dos conselheiros que pressionou por esclarecimentos. Durante a reunião foi cobrada a apresentação dos estudos que embasaram a decisão.

Na contramão do resto do mundo

Logo que foi implantada pela gestão anterior, os acidentes com vítimas nas marginais Tietê e Pinheiros, principais vias expressas da capital paulista, tiveram queda significativa de cerca de 40% após a redução da velocidade máxima, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O objetivo da gestão de Fernando Haddad era que a redução na velocidade nas principais vias da capital paulista se conseguisse que uma velocidade média maior e ter menos acidentes.
Houve ainda queda no número de acidentes sem vítimas nas vias, diminuição das extensões dos congestionamentos. 

Essa é uma experiência que está sendo testada positivamente em várias cidades do mundo como em Nova York, Paris e Roma e uma tendência internacional. 

Mas pelo programa do atual prefeito, chamado de  "Marginal Segura", a velocidade nas marginais será aumentada para 90 km/h, 70 km/h e 60 km/h nas pistas expressa, central e local, respectivamente. Novas placas começaram a ser instaladas nas vias na semana passada.