Rogério Rosso suspende campanha pela Presidência da Câmara  

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), suspendeu nesta quarta-feira (25) sua campanha para o cargo de presidente da Câmara – a eleição será disputada no dia 2 de fevereiro. Rosso explicou que vai aguardar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da candidatura do presidente Rodrigo Maia à reeleição.

Rogério Rosso suspende campanha pela Presidência da Câmara - Agência Câmara

O anúncio foi feito um dia depois que o líder do seu Partido na Câmara, deputado Marcos Montes (MG) anunciou o apoio da bancada à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Rosso disse que vai aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a constitucionalidade da reeleição de Maia, e que, se a decisão for favorável à reeleição de Maia, ele vai retirar sua candidatura.

Segundo Rosso, o País precisa de um presidente da Câmara que garanta estabilidade política e segurança jurídica. “O grande desafio é reaproximar a Câmara dos Deputados da sociedade e resgatar a confiança da sociedade. Uma presidência da Câmara sub judice não é o melhor para o Brasil”, avaliou.

Resposta ao STF

Na semana passada, a Câmara foi notificada pelo STF para se manifestar sobre mandado de segurança que questiona a candidatura e eventual reeleição do atual presidente Rodrigo Maia, sob o argumento de que a Constituição federal e o Regimento Interno da Casa proíbem reeleição de membros da Mesa Diretora para o mesmo cargo dentro da mesma legislatura.

O prazo para que a Câmara se manifeste é dez dias úteis que começam a contar a partir do momento que o aviso de recebimento chegar ao STF.