Em ato público, novas secretárias da SETRE e SPM são apresentadas

A Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do governo do Estado realizaram, na última quinta-feira (26/01), uma cerimônia de apresentação das novas gestoras. As secretárias Olívia Santana (SETRE) e Julieta Palmeira (SPM), indicadas pelo PCdoB aos cargos, foram recepcionadas no auditório do Ministério Público do Estado (MP-BA), no CAB, que ficou lotado.

A abertura do evento foi marcada por uma apresentação da cantora Graça Onasilê, primeira mulher acantar em blocos afro, que foi acompanhada na ocasião pela banda feminina de percussão Didá. O encontro contou com a participação de servidores das duas pastas, além de lideranças políticas, religiosas e dos movimentos social e sindical do estado.

Primeiro orador da cerimônia, Álvaro Gomes, que deixa a SETRE para assumir a tarefa de articulação política no governo, enalteceu os nomes de Julieta e Olívia e se prontificou a colaborar, principalmente, com a sua sucessora na secretaria. “No que depender de mim, da minha contribuição, você [Olívia] fará uma grande gestão”, garantiu.

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, ao elogiar a atuação de Álvaro Gomes à frente da SETRE, explicou que as alterações feitas foram necessárias para uma adequação ao novo momento. “São mudanças naturais no processo administrativo. Quem tem experiência administrativa sabe que, às vezes, precisamos recolocar a nossa equipe, principalmente, em função dos novos desafios”, explicou.

No discurso de apresentação, Olívia falou em trabalho coletivo, pois, segundo ela, a nova função trará consigo desafios que só poderão ser tocados com a colaboração de todos os envolvidos no processo. “A Setre é uma pasta estratégica e de grande importância para o trabalho que tem sido realizado pelo Governo do Estado. Estou horada em assumir a secretaria”.

Olívia Santana já integrava o governo de Rui Costa, mas na condução da SPM. Com as alterações, Julieta passou a ser a titular da pasta, com o desafio de seguir com o projeto já iniciado e de garantir inovações, nesta segunda metade do mandato do governador. Para Julieta, o sentimento ao assumir a nova tarefa é de orgulho.

“Participei da luta para que a SPM fosse implantada no nosso estado e é uma honra assumir esse papel. Precisamos de equidade de gênero na sociedade, de mulheres nos diversos espaços. As políticas públicas são fundamentais no combate a violência e ao machismo. Teremos muito trabalho pela frente”, declarou.

De Salvador,
Erikson Walla