Artistas fazem protesto contra Donald Trump em prêmio do cinema

A cerimônia do Screen Actors Guild Awards, o prêmio do sindicato dos atores norte-americanos, realizada neste domingo (29) em Los Angeles (EUA), foi marcada por duras críticas dos artistas contra o presidente Donald Trump.

Protesto de artistas contra Trump - Getty Imagens

O ator Simon Helberg, que interpreta o personagem Howard na série "Big Bang Theory", aproveitou a visibilidade da premiação para fazer um protesto contra a política anti-imigração de Trump.

No tapete vermelho, o ator segurou uma placa com os dizeres "Refugies Welcome" (refugiados são bem-vindos, em tradução livre). A atriz Jocelyn Towne, esposa dele, escreveu no corpo "Let Them In" (deixem-os entrar).

O protesto é contra a decisão de Trump de proibir a entrada de imigrantes e refugiados nos Estados Unidos. O decreto foi parcialmente bloqueado por uma juíza federal no sábado (28).

"Estamos em uma época muito delicada no mundo e em nosso país as coisas são intoleráveis, apavorantes e requerem ação", afirmou a atriz Emma Stone (da produção "La La Land: Cantando Estações"), que se mostrou "muito agradecida" por ser parte de um grupo de pessoas que "se preocupam" com a sociedade.

David Harbour, o xerife de “Stranger Things”, também fez um discurso quando o elenco da série subiu ao palco. “Nós vamos repelir os valentões, vamos abrigar os estranhos e os marginalizados, nós vamos caçar os monstros. E quando estivermos perdidos em meio à hipocrisia e à violência de certos indivíduos e certas instituições, nós vamos, assim como o xerife Hopper, socar a cara de algumas pessoas quando elas tentarem destruir os fracos, os sem-direitos e os marginalizados”.

Como mestre de cerimônias, o ator Ashton Kutcher deu as boas-vindas aos convidados e a "todos os que estão nos aeroportos".