Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos deputados

Em eleição para a mesa diretora nesta quinta-feira (2), o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito, com 293 votos – em primeiro turno – presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2017-2018. Maia preside a Câmara desde julho do ano passado, em substituição ao ex-deputado Eduardo Cunha, que havia sido eleito para o biênio 2015-2016 e teve seu mandato cassado.

Rodrigo Maia diz que só decidirá em janeiro se será candidato - Agência Câmara

Ao total foram seis candidatos concorrendo ao cargo, foram eles: Jovair Arantes (PTB-GO) que recebeu105 votos, André Figueiredo (PDT-CE), teve 59 votos; Luiza Erundina (Psol-SP), obteve 10; o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), 28; e o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que foi o último colocado na eleição, recebendo apenas quatro votos. Houve cinco votos em branco.

No total, votaram 504 dos 513 deputados. Para ser eleito em primeiro turno, Maia necessitava de pelo menos metade mais um dos votos (253).

Antes da eleição, os candidatos ocuparam a tribuna para apresentar suas propostas. Primeiro candidato a falar, Maia começou seu discurso mostrando solidariedade à família do ex-presidente Lula pela morte da ex-primeira dama Marisa Letícia, decretada na manhã desta quinta-feira (2).

Na oportunidade, ele criticou a judicialização do processo de escolha da Mesa Diretora da Casa. A candidatura de Maia foi alvo de quatro ações no Supremo Tribunal Federal que questionavam sua legalidade. "Muito se fala em fortalecimento da nossa Casa, muito se fala em fortalecimento da Câmara, mas mais uma vez o ator principal da nossa eleição foi o poder Judiciário e, por incrível que pareça, por decisão dos próprios políticos. Essa é uma decisão que vem enfraquecendo a nossa casa", disse Maia.

Vices

O deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) foi eleito primeiro vice-presidente da Câmara, ao derrotar em segundo turno seu colega de partido Osmar Serraglio (PR) por 265 votos a 204. A segunda vice-presidência ficou com André Fufuca (PP-MA).