Encontro em Guantánamo exige fim de ocupações militares estrangeiras

A presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes, emitiu um apelo à participação no 5º Seminário Internacional de Paz e pela Abolição das Bases Militares Estrangeiras, entre os dias 4 e 6 de maio de 2017, em Guantánamo, Cuba, realizado pelo CMP.

Manifestação contra base naval em Guantánamo - Andy Worthington

O encontro busca denunciar a ocupação sistemática dos países imperialistas em territórios soberanos e usa como palco uma das mais emblemáticas regiões do mundo. Guantánamo, em Cuba, foi ocupado pelos EUA em 1903 e hoje é palco de uma das mais graves violações dos direitos humanos, a penitenciária para onde são levados presos políticos.

Pacifistas de todo o mundo se reunirão em Guantánamo para debater o tema e fortalecer a luta contra as ocupações militares que ferem a soberania dos povos e provocam guerras. O encontro é promovido pelo Conselho Mundial da Paz junto ao o Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos (MovPaz) e o Instituto Cubano de Amizade com os Povos.

Os co-organizadores são a Organização de Solidariedade aos Povos da África, Ásia e América Latina (OSPAAAL), do Centro Martin Luther King Jr. e do Centro de Reflexão Oscar Arnulfo Romero. As entidades anti-imperialistas que compõem o CMP também promovem uma campanha global contra as bases, “postos avançados do imperialismo” espalhados por todo o planeta.

Leia a íntegra do apelo da presidenta do CMP:

No início deste ano, com base em nossos mais recentes debates e Assembleia, novamente avaliamos os desafios dos povos em todo o mundo em sua reforçada luta anti-imperialista pela paz. Entre os desafios persistentes e intensificados temos destacado consistentemente a disseminação das bases militares estrangeiras a serviço da agenda imperialista dos EUA e outras potências da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

É por isso que o Conselho Mundial da Paz (CMP) une-se ao Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos (MOVPAZ) para convidar todas as forças da justiça e da paz, defendendo a soberania das nações e opondo-se à lógica de ameaça e guerra impostas pelo imperialismo ao planeta, para o V Seminário Internacional de Paz e pela Abolição das Bases Militares Estrangeiras, entre 4 e 6 de maio de 2017.

O local do seminário é profundamente simbólico: Guantánamo, Cuba, que tem parte de seu território ocupado por uma base naval dos EUA há mais de um século. É a base mais antiga do mundo, ainda mantida pelos EUA em Guantánamo contra a vontade expressa do povo cubano.

Reforçamos, assim, a nossa campanha global contra as bases militares estrangeiras, chamando também a uma mobilização coordenada em vários países e em todos os continentes, com ações que expressem inequivocamente a nossa demanda pelo desmantelamento desses postos avançados do imperialismo, que viola a soberania dos povos e tenta subjugá-los de todas as formas.

Opomo-nos a todas as formas de expressão da ameaça imperialista contra os povos e as bases militares estrangeiras estão entre as principais manifestações desta ameaça. Da África à América Latina, das Malvinas ao Japão, exigimos o fim das bases militares imperialistas, já!

É por isso que, mais uma vez, convocamos ativistas e organizações de paz para a mobilização e participação no V Seminário Internacional de Paz e pela Abolição das Bases Militares Estrangeiras em Guantánamo e nas ações em vários países, denunciando esses postos imperialistas.

Encontramo-nos em Guantánamo!

Socorro Gomes,
Presidenta do Conselho Mundial de Paz