Ocupação Fidel Castro, no Rio, sofre reintegração de posse

A Ocupação Fidel Castro, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, sofreu um processo de reintegração de posse, ordenado pela justiça, na última segunda-feira (6). O processo foi pacífico, sem resistência, apesar do caráter desproporcional das forças de segurança pública mobilizadas para o local. Cerca de 90 agentes de segurança pública (entre PM e Batalhão de Choque), 2 ônibus, 1 caveirão e mais de 30 viaturas foram mobilizadas para o local.

Ocupação Fidel Castro, no Rio, sofre reintegração de posse - Reprodução/ CTB

Segundos relato dos trabalhadores rurais, os próprios policiais se surpreenderam com o quadro que encontraram, alegando que foram informados de que a reintegração seria feita em uma comunidade com presença de “bandidos” e, que ao chegar lá encontraram um povo trabalhador que inclusive dividiu o pouco que tinha com os policiais.

A ocupação, agora, está numa região cedida por posseiros para montar acampamento ao lado da propriedade que segue em disputa. Segundo Oto dos Santos, Presidente da FETAGRI (Federação Estadual dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), as perdas materiais foram mínimas pois eles já se preparavam para o processo de desocupação, mas há expectativa de recuperar o direito à terra:

“Existe a expectativa de reverter essa situação de reintegração de posse. Estamos com uma ação, via Núcleo de Terra, para revogar essa decisão do juiz.”

processo foi acompanhado por representantes do Conselho Tutelar, da Defensoria Pública, do Incra, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o mandato do Deputado Wadih Damous (PT) e pelo Núcleo de Terra. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RJ) acompanha o processo e se manifesta totalmente solidária e ao lado dos trabalhadores rurais da Ocupação Fidel Castro .