Estudantes da Uerj realizam ato contra abandono da universidade 

Foi realizado na noite deste domingo (12) um ato de resistência contra a precarização e ameaça de fechamento da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O ato ocorreu nas dependências da Escola de Desenho Industrial (ESDI) da instituição pública universitária, ameaçada de fechar seus portões por conta da crise que assola o estado.

No Rio, estudantes e funcionários fazem ato em defesa da Uerj - Agência Brasil

A ESDI inaugurou nesta segunda-feira (13)  o seu novo portão da rua do Passeio, número 80, para abrir as portas e dizer ao governo do estado que permanecerá aberta à sociedade e ao compromisso com uma universidade pública, gratuita, de qualidade, colorida e diversa, informou o coletivo Mídia Ninja. O evento teve shows de BNegão, Jards Macalé e outros artistas.

Em carta à comunidade e à população o conselho universitário denunciou o abandono da instituição pelo governo do estado, que desde julho de 2016 deixou de repassar recursos financeiros para a manutenção das atividades.

O conselho também denuncia que os serviços de manutenção e limpeza foram afetados e que elevadores e restaurante também tiveram de ser paralisados, ou funcionar precariamente. Faltam também materiais básicos, como papel, e o pagamento dos salários dos servidores tem sido irregular.

“O ano de 2017, para a Uerj, portanto, não pôde ainda nem sequer começar desde sua plenitude às suas condições mínimas, tendo o quadro de precariedades impostas se agravado, ao atingir servidores e estudantes e a manutenção de nossa instituição como um todo”, afirma a carta do conselho.

A Universidade adiou mais uma vez a volta às aulas. As atividades deveriam ter início nestasegunda-feira (13), mas a instituição anunciou, em nota no site, que, no momento, não há possibilidade de receber a comunidade acadêmica, pois os campi ainda não têm condições básicas de funcionamento. Esta é a quinta vez que a universidade adia o retorno às atividades acadêmicas.

*Matéria alterada às 15:41h para acréscimo de informações