Papa Francisco reitera rejeição à pedofilia

O papa Francisco reiterou sua enérgica rejeição à pedofilia e perguntou-se como pode um sacerdote chegar a causar tanto mal, informou nesta segunda-feira (13) o diário La Repubblica.

Papa Francisco - Prensa Latina

A afirmação do Sumo Pontífice está contida em seu prólogo do livro 'Perdoo-o pai', no qual o suíço Daniel Pittet narra os abusos sexuais sofridos nas mãos de um clérigo.

Na introdução do texto, antecipada pelo jornal, Francisco recorda como algumas vítimas dos sacerdotes pedófilos terminam se suicidando e sublinha que 'esses mortos pesam em meu coração, em minha consciência e em toda a Igreja. A seus familiares ofereço meus sentimentos de amor e dor e, humildemente, peço-lhes perdão'.

O Papa chama a atenção sobre o difícil que resulta para quem foi vítima de um pedófilo contar o que sofreu e descrever os traumas persistentes ao cabo dos anos, pelo qual qualificou de 'necessário, precioso e valente' o depoimento de Pittet.

Francisco explicou como em mais de uma ocasião viu os enormes danos causados pelos abusos sexuais, bem como o longo e doloroso caminho que espera às vítimas, pelo qual lhe alegra que outros possam ler o livro e descobrir 'até que ponto o mau pode entrar no coração de um servidor da Igreja'.