Venezuela e China se aproximam mais e fortalecem relação bilateral

A Venezuela concentra hoje seu desenvolvimento e recuperação econômica no fortalecimento das relações com a China, um passo descrito pelo presidente Nicolás Maduro como vital e fundamental.

china e venezuela - Reuters

O avanço da Comissão Mista de Alto Nível China-Venezuela é parte do Plano de Desenvolvimento para o período 2015-2025, implementado conjuntamente, disse Maduro, nesta terça-feira (14), ao final de uma reunião entre delegações de ambos países.

Depois das delegações terem assinado 22 novos acordos, o mandatário informou que seu país desenvolve 790 projetos produtivos com a China, com o objetivo de impulsionar a economia nacional, dos quais mais de 400 estão em andamento.

Nessa associação estratégica entre a China, para muitos a maior potência econômica do momento, e o Governo Bolivariano da Venezuela, além dos acordos na área de petróleo nos quais se destaca o desenvolvimento da refinaria Jienyang, localizada na China, também têm grande peso em outras esferas.

Entre eles, a assinatura de dois acordos para o investimento direto e a instalação da nova linha de produção de maquinaria pesada, da construção de obras públicas e transportes de carga, para melhorar a produção da Grande Missão Abastecimento Soberano.

O intercâmbio inclui também promover a produção de veículos, computadores, celulares, entre outros.

Segundo o vice-presidente da Comissão pela parte chinesa, Ning Jizhe, ambos países compartilham as mesmas tarefas produtivas para benefício de nossos povos, em especial a cooperação em matéria de petróleo, mineração, energia, entre outros.

Depois de descrever o país asiático como 'uma grande potência do século XXI', Maduro instruiu seu Gabinete Executivo a incorporar nos 15 motores da Agenda Econômica Bolivariana – mecanismo promovido pelo mandatário nacional para reimpulsar a estrutura produtiva – todas as indústrias chinesas que se encontram no país.

Os 15 motores, explicou, estão de portas abertas ao investimento, à tecnologia e ao trabalho com a República Popular da China.