Candidatos à presidência do Equador encerram campanha

Neste domingo (19) o povo equatoriano vai às urnas para eleger o novo presidente, 137 deputados e cinco parlamentares andinos. É a primeira eleição, em dez anos, sem Rafael Correa na disputa.

Lenin Moreno - Efe

Os oito candidatos à presidência escolheram as cidades de Quito, capital do país, e Guayaquil, para fazer os atos de encerramento de campanha. A jornada eleitoral encerra nesta sexta-feira (17) às 23h59 (horário local), para dar início a um período de silêncio e expectativa até o domingo (19), quando as pessoas vão às urnas.

De acordo o presidente do Conselho Nacional Eelitoral, Juan Pablo Pozo, “este é um espaço importante para a reflexão dos equatorianos, responsáveis por decidir seu destino com equidade e igualdade de oportunidades”.

No Equador, as pesquisas eleitorais encerram dez dias antes das eleições. A última sondagem, apresentada no dia 9 deste mês mostrava larga vantagem para o candidato governista, Lenin Moreno, ex-vice-presidente do país. O segundo lugar é disputado pelos neoliberais Cynthia Viteri e Guillermo Lasso que tentam levar a votação à segundo turno.

Tanto Moreno quanto Viteri escolheram encerrar suas campanhas em Guayaquil, maior cidade do país e principal porto.

Moreno representa a continuidade da Revolução Cidadã, o projeto de governo de Rafael Correa iniciado há dez anos que tirou milhares de pessoas da miséria e promoveu a inclusão social. Durante o ato de campanha o candidato anunciou projetos de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais – ele mesmo é cadeirante e militante desta causa – e afirmou que seu governo mira no futuro, para avançar nas mudanças.

O principal opositor, o banqueiro Guillermo Lasso, da coalizão Criando Oportunidades, realizou seu ato em Quito, a capital e reiterou sua promessa de “lutar contra a corrupção”. Uma das principais propostas de Lasso é “acabar com os impostos”.

O candidato Patrício Zuquilanda, do Partido Sociedade Patriótica, recorreu diversas cidades do interior. Já Washington Pesántez, da União Equatoriana, Iván Espinel do Força Compromisso Social e Paco Moncayo, do Acordo Nacional para a Mudança encerraram suas campanhas em Quito. Dalo Bucaram, do Força Equador, apenas emitiu uma mensagem aos eleitores através do Facebook.