Folha descobre que reforma da Previdência de Temer é a pior do mundo

Em matéria publicada nesta segunda-feira (20), a Folha de S. Paulo descobriu que o projeto de reforma da Previdência proposto por Michel Temer é o pior sistema de aposentadoria do mundo. Desde que o projeto foi enviado ao Congresso Nacional, líderanças dos movimentos sociais e diversos especialistas em previdência social apontam que na proposta de Temer, quem contribuir 25 anos não terá direito a se aposentar mesmo que alcance a idade de 65 anos.

Previdencia da Folha - Reprodução

A matéria constata que a reforma dificulta o acesso ao direito de se aposentar dos trabalhadores, criando critérios mais duros do que o de muitos países bem mais ricos que o Brasil, sendo que em outros países é possível se aposentar com tempo menor de contribuição.

No projeto, se o trabalhador tiver cumprido os 25 anos de contribuição, só receberá 76% do benefício. O valor integral só será pago a quem trabalhar e contribuir por 49 anos.

A matéria destaca que nos Estados Unidos, o tempo de contribuição é de 35 anos. Mas, se aos 67 anos o trabalhador não tiver alcançado esse tempo mínimo, ele poderá se aposentar com o benefício reduzido. “Na Espanha, por exemplo, 15 anos de contribuição dão direito a 50% do benefício. Cada mês adicional de trabalho aumenta esse percentual”, diz outro trecho da matéria.

Segundo Hervé Boulhol, responsável pela área de aposentadoria da OCDE (grupo dos países mais desenvolvidos do mundo) e citado pela matéria, exigir um mínimo de 25 anos de contribuição é muito rígido. “Se você contribuir por 20 anos e não ganhar nada, isso quer dizer que todas as suas contribuições foram puramente impostos”, diz Hervé.

Entre os países que integram a OCDE, um trabalhador consegue o benefício integral após contribuir em média por 44 anos.