Papa critica fiéis que exploram pessoas e fazem jogo sujo nos negócios

De acordo com pessoas que participaram de uma cerimônia fechada nesta quinta-feira (23) no Vaticano, o papa Francisco manifestou críticas a membros da igreja que “levam uma vida dupla”. O pontífice afirmou que muitos católicos exploram pessoas, pagam mal seus funcionários e fazem jogo sujo nos negócios. 

Papa Francisco - Divulgação

"O escândalo é dizer uma coisa e fazer outra; é ter vida dupla. Vida dupla em tudo: sou muito católico, vou sempre à missa, pertenço a esta e àquela associação, mas minha vida não é cristã", criticou o pontífice. "Não pago o que é justo aos meus funcionários, exploro as pessoas, faço jogo sujo nos negócios. Muitos católicos são assim. Eles escandalizam."

O papa citou como exemplo um empresário católico de férias numa praia do Oriente Médio enquanto os trabalhadores de sua companhia, quase falida, ameaçavam fazer uma greve justa porque não recebiam os salários.

"A vida dupla provém do seguir as paixões do coração, os pecados mortais que são as feridas do pecado original […] A todos nós, a cada um de nós, fará bem, hoje, pensar se há algo de vida dupla em nós", concluiu na missa matinal no Vaticano.

Desde que foi eleito papa em 2013, Francisco disse repetidamente a padres e fiéis católicos que pratiquem o que a religião prega. Em seus sermões, ele já condenou o abuso sexual de crianças por padres, disse que católicos na máfia excomungam a si mesmos e pediu aos cardinais da Igreja que não atuassem como "príncipes".

Menos de dois meses após assumir o papado, ele causou polêmica ao declarar que cristãos deveriam ver ateus como pessoas boas se eles fizerem o bem.