Filho de Muhammad Ali foi retido em aeroporto nos EUA

Segundo a imprensa dos Estados Unidos, o filho do boxeador Muhammad Ali ficou retido por duas horas em um aeroporto da Flórida para ser interrogado ao voltar de uma viagem para Jamaica. A razão para o interrogatório teria sido seu sobrenome árabe.

Filho de Mohamed Ali - Reprodução

Nascido na Filadélfia, Muhammad Ali Jr. tem 44 anos e passaporte americano, e viajava com sua mãe, Khalilah Camacho-Ali, segunda esposa do boxeador. O advogado Chris Mancini diz que eles foram retidos no aeroporto de Fort Lauderdale no dia 7 de fevereiro.

Khalilah foi liberada após mostrar fotos em que estava com seu ex-marido para agentes da Alfândega. Segundo o advogado, Ali Jr. ficou retido por duas e foi questionado sobre a origem de seu nome e se ele era muçulmano.

"Para a família Ali está muito claro que isto está diretamente relacionado com os esforços do senhor Trump de excluir os muçulmanos dos Estados Unidos", disse o advogado.

Em janeiro, o presidente Donald Trump assinou decreto que proibia durante três meses a entrada no país de cidadãos de sete países de maioria muçulmana. Depois, um tribunal federal impediu a aplicação do decreto.

Mancini disse que ele e os familiares de Ali estão tentando descobrir quantas pessoas passaram pelo mesmo tipo de tratamento e podem entrar com uma ação na justiça.

Muhammad Ali, três vezes campeão mundial dos pesos-pesados, faleceu no dia 3 de junho de 2016, ao 74 anos, depois de anos lutando contra o mal de Parkinson. Nascido Cassius Clay, ele mudou seu nome ao se converter ao islamismo, em 1964. Ele também foi um pacifista e um ativista dos direitos civis.