Governo venezuelano reafirma compromisso com o diálogo amplo

O governo da Venezuela insistirá esta semana em um diálogo inclusivo e plural com a incorporação de diferentes associações religiosas e meios de comunicação. Assim o adiantou o presidente Nicolás Maduro, reafirmando sua disposição de continuar pelo caminho do diálogo e do entendimento como única via para resolver as diferenças políticas.

Nicolás Maduro - AVN

"Hoje seguimos apostando no diálogo, no entendimento e na resolução pacífica de nossas diferenças, porque o povo merece viver tranquilo, exercendo os mecanismos constitucionais que conquistamos através do voto", afirmou Maduro por meio das redes sociais.

Junto às declarações do mandatário surgem pedidos de figuras como o advogado constitucionalista venezuelano Hermann Escarrá, que aposta em um encontro 'plural' e 'sem imposições' para superar o conflito político que existe na Venezuela.

Ao mesmo tempo, criticou as posições do secretário geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, dizendo que ele 'saiu como um boxeador com a palavra', por sua oposição a Maduro e que 'se vai a um diálogo, não pode estar de lado de uma das partes'.

'Deve apoiar a institucionalidade, a paz e a democracia da Venezuela e fortalecer o diálogo', já que 'o que acontece na Venezuela vai afetar todo o hemisfério', concluiu.

Por outra parte, segundo disse o jornalista José Vicente Rangel durante seu programa ‘José Vicente Hoje', outro dos participantes das conversas, a oposição, teve uma forte queda entre seus seguidores.

A Mesa da Unidade Democrática tem se desmontado dramaticamente, assim como o apoio dos partidos que a integram, afirmou Rangel, o que em opinião de observadores complica ainda mais sua participação nas conversas.