Atletiba acontece hoje com transmissão pelas redes sociais

Mais um capítulo da batalha Atletiba x Rede Globo está prestes a ser escrito na noite desta quarta-feira (1º/3). A partida, adiada 10 dias atrás, acontecerá às 20 horas na Arena da Baixada, estádio do Atlético Paranaense. As equipes anunciaram na última segunda-feira que estarão em campo para cumprir a tabela do torneio estadual, com transmissão inédita via Facebook e Youtube.

Por Thiago Cassis*

Torcedores do Clube Atlético Paranaense na Arena da Baixada

A polêmica começou quando os dois maiores clubes do Paraná não aceitaram os valores ofertados pela Rede Globo pelos direitos do Campeonato Paranaense e decidiram fazer a transmissão do clássico através de suas redes sociais. A partida estava marcada para o dia 19 de fevereiro.

O estádio estava lotado, a equipe de transmissão pronta para realizar seus trabalhos, os jogadores já realizavam o aquecimento dentro do campo se preparando para o embate, quando um representante da Federação Paranaense de Futebol adentrou o gramado informando que a partida não poderia acontecer. O motivo oficial para que o jogo não acontecesse seria o de que os profissionais que realizariam a cobertura não estavam credenciados juntos a entidade.

Muito se fala sobre a influência da Rede Globo, que monopoliza as transmissões de futebol no país, para que a bola não rolasse, mas nada foi comprovado sobre a suspeita. Os clubes então se negaram a disputar a partida sem a transmissão pela Internet e deixaram o gramado.

Mas, ao que tudo indica, Atlético Paranaense e Coritiba realizarão nesta quarta-feira o primeiro clássico da história do futebol brasileiro transmitido exclusivamente pelas redes sociais. O árbitro do jogo será Paulo Roberto Alves Jr., o mesmo da partida adiada.

Outro ponto positivo da partida fora da tela da Rede Globo será o horário. A bola rola às 20 horas e não às 21h45, como seria se acontecesse após a novela global.