Irã lança grande exercício naval no norte do Oceano Índico

O Comandante da Marinha, Almirante Habibollah Sayyari, anunciou o início da manobra, com o nome do código Velayat 95, em 26 de fevereiro.

Frota iraniana singra o mar em treinamento militar - Pars Today

“O objetivo da atividade Velayat 95 é melhorar as capacidades defensivas do país e enviar uma mensagem de paz e amizade do Irã aos países da região”, disse o chefe da Marinha a bordo do navio de guerra Sahand.

Os exercícios estão sendo realizados em uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo o Estreito de Ormuz, o Mar de Omã, ao norte do Oceano Índico e o Estreito de Bab-el-Mandeb.

Navios de superfície e submarinos e helicópteros navais foram destacados em formações operacionais para realizar missões através das águas.

A atividade também envolve forças especiais estacionadas em toda a faixa costeira de Makran no Mar de Omã para ensaiar a defesa das águas iranianas.

Além disso, aviões da patrulha de reconhecimento, hovercraft e drones estão em vigia, monitorando os movimentos de tropas estrangeiras.

Radares avançados, sistemas de sonares e de lançamento de chaffs e flares fabricados no país, usados para distrair os mísseis guiados pelos radar, também estão sendo testados na atividade.