Congresso de mulheres vietnamitas luta por mais igualdade de gênero

A luta pela igualdade de gênero no Vietnã é reforçada atualmente com a realização do congresso de sua União de Mulheres (UMV), que mantém como uma de suas prioridades elevar o papel das mulheres do país.

Abertura do Congresso da União de Mulheres do Vietnã

A contribuição desse gênero ao desenvolvimento e defesa do país foi realçada pelo secretário geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, ao falar nesta terça-feira (7) na abertura do encontro de três dias.

O orador destacou também o trabalho da UMV nos últimos anos, sobretudo no impulso de igualdade de gênero e na proteção dos interesses legítimos das mulheres, cuja participação em todas as esferas da vida sociopolítica da nação chamou a incrementar.

Segundo informou-se, participam do encontro 1.155 delegadas em representação de diferentes setores da sociedade e seus debates têm lugar sob o lema "Solidariedade, renovação, igualdade e integração".

Presentes na inauguração do congresso estiveram também o chefe de Estado, Tran Dai Quang, a titular da Assembleia Nacional, Nguyen Thi Kim Ngan, e o premiê, Nguyen Xuan Phuc.

Em declarações à imprensa prévias a este conclave, a presidenta da UMV, Nguyen Thi Thu Tien, afirmou que impulsionar a igualdade de gênero e elevar a posição das mulheres continuam sendo as maiores prioridades da organização.

Para o período 2017-2022, essa entidade fixou-se, entre outras metas, a melhoria da vida espiritual e material das mulheres, bem como o fortalecimento da União.

Dados oficiais indicam que as mulheres representam 48 por cento da força de trabalho do país, mas ocupam apenas 25 por cento das cadeiras na Assembleia Nacional.