Livro infantil contando a história do Dia da Mulher será lançado em BH

Será lançado em Belo Horizonte, no próximo sábado (11), o livro "Mirela e o Dia Internacional da Mulher", que tem o objetivo de conscientizar ainda nos primeiros anos de vida sobre a importância desta data. Escrito pela neta de Luiz Carlos Prestes, a cientista política Ana Prestes, a publicação surgiu diante da inexistência de literatura infantil sobre o tema.

Capa livro infantil Mirela

"A ideia veio de um trabalho escolar que minha filha teve que fazer aos 8 anos, sendo que ela teria que contar a história do Dia Internacional. Como não encontramos nenhum livro infantil sobre o assunto, resolvemos fazer um. Inventamos uma personagem, procurei uma editora, arrumamos uma ilustradora e acabou saindo", lembrou a autora.

Para boa parte da população, a data seria apenas comercial, para promover a venda de flores e doces. A banalização da data estimulou a escritora na criação da obra. "Este tipo de material é importante como recurso de apoio nas escolas, para que estas crianças entendam desde cedo o porquê de existir um Dia da Mulher. É importante que elas saibam que pessoas lutaram e morreram para conquistar os direitos", defende Ana Prestes.

Nesta quarta-feira (8), viralizou nas redes sociais um vídeo da filha da autora, Helena Prestes, recitando o poema que introduz à obra. "Metade do mundo são homens, a outra metade, mulheres. Dividimos tudo no globo, menos os afazeres. À mulher se dá menos valor, e muito mais obrigação. O 8 de março portanto, seria a data do não. Não aos menores salários, não à exploração, não à violência, não à submissão", diz a pequena, que inspirou o livro, nas imagens que circulam na internet.

Lançamento

Mãe e filha estarão presentes no lançamento do livro, sendo que Helena recitará a obra na íntegra durante o evento, que é organizado por movimentos sociais. Também haverá a participação de palhaças, além de brinquedos e diversões para crianças.

O lançamento acontecerá às 15h na Casa do Jornalista, localizada na avenida Álvares Cabral, 400, Centro de BH.