30 mil protestam em Juiz de Fora contra reforma da Previdência

Mais de 30 mil pessoas foram às ruas de Juiz de Fora, em Minas Gerais, em protesto contra a reforma da Previdência defendida pelo governo do presidente ilegítimo Michel Temer. O ponto de reunião do protesto foi na Praça da Estação, a partir das 9 horas e em seguida a multidão saiu em passeata, movimentando-se pelo centro da cidade até as 15 horas.

Manifestantes ocuparam por inteiro a Praça da Estação, em Juiz de Fora

"Queremos mostrar que a sociedade organizada é contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, a reforma da Previdência. Queremos fazer com que este texto seja rejeitado, para que as mudanças sejam discutidas com sindicatos e sociedade civil. Não se pode fazer uma reforma sem isso, porque vai mexer com a vida de todo mundo. Assim, haverá uma reforma e não um desmanche da Previdência como quer este texto que é perverso demais", comentou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (Sinserpu), Amarildo Romanazzi.

Diversos sindicatos aderiram ao movimento, como o dos Metalúrgicos, dos Professores (Sinpro), dos Trabalhadores de Transporte Coletivo (Sinttro), dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel), dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu) e dos Engenheiros, dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG) e dos Bancários.

Também estiveram presentes alunos e professores das redes pública e privada, secundaristas e universitários, coletivos feministas, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de catadores de papel, de partidos políticos, dos agentes penitenciários. Participam aposentados e funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Alunos e professores de escolas de Lima Duarte e de Cataguases vieram à Juiz de Fora para o ato e a passeata.

Em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho ocorria outra manifestação contra a reforma da previdência e contra a possível reforma da legislação trabalhista organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg). O sindicato representa os trabalhadores da justiça trabalhista, eleitoral e federal, além do Ministério Público Federal (MPF). Quando os dois protestos se encontraram, houve falas conjuntas de lideranças dos dois movimentos.