Crises politicas são inerentes ao sistema capitalista, denuncia Mujica

O ex-presidente e atual senador do Uruguai, José Mujica, analisa a atual crise politica e econômica pela qual passa o continente e não titubeia em afirmar que se trata de um período do ciclo do sistema capitalista.

José Mujica - AP

Durante o chamado “ciclo progressista” na América Latina, os governos desenvolveram políticas públicas para distribuir renda e diminuir desigualdades. Estas politicas agora são acusadas de terem sido as “causadoras” da atual crise econômica. Para o senador uruguaio, trata-se de uma acusação oportunista, pois períodos de recessão são inerentes ao capitalismo.

“O decrescimento econômico abre portas às tendências de direita com discursos neoclássicos que vão atribuir às políticas de partilha social uma responsabilidade que no fundo é do sistema, é a essência do sistema, suas contradições cíclicas, mas as forças progressistas ficam como responsáveis pelo episódio. Este vai ser o cenário político, este é o plano de fundo que explica em parte o cenário político na nossa América Latina”, afirma.

Assista ao vídeo na íntegra: