Celac debate os novos desafios para a América Latina e o Caribe

Começou nesta quinta-feira (23) em El Salvador a 21ª Reunião de Coordenadores Nacionais da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). O evento reúne representantes de todos os países membros e tem por objetivo debater estratégias de unidade para enfrentar os desafios da região.

Cúpula da Celac na República Dominicana - Divulgação

De acordo com o vice-chanceler cubano, Abelardo Moreno, em momentos em que atores externos ameaçam a estabilidade da região, torna-se “impostergável” fortalecer a unidade dentro da Celac, como mecanismo de união política para defender os interesses comuns e a paz.

Par ao diplomata, a única resposta possível dos países do América Latina e Caribe frente às investidas imperialistas no continente é a unidade de ação.

Moreno defende que na atual conjuntura internacional ganha maior vigência a Proclamação da América Latina e o Caribe como Zona de Paz. Indicou que um dos elementos essenciais desse documento é o reconhecimento do direito de cada Estado a ter seu próprio sistema político, econômico, social e cultural.

Com o peso desta declaração, um dos principais temas a serem debatidos durante o evento é o posicionamento agressivo do atual presidente dos EUA, Donald Trump. Além disso, os países membros devem debater estratégias para melhorar o funcionamento do organismo e os preparativos para a celebração da Cúpula da Celac-União Europeia, que acontecerá em outubro deste ano.