PCdoB 95 anos: imagens do ato político-cultural em Niterói

Em Niterói, a cidade berço do Partido Comunista do Brasil há 95 anos, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, acolheu centenas de militantes partidários, lideranças políticas, artistas, parlamentares, amigos e aliados para um grande festa político e cultural para celebrar o aniversário do partido. O evento foi transmitido ao vivo pela internet e as imagens falam muito sobre a vibração, a garra e a alegria da festa.

Atores 95 anos PCdoB - Foto: Francisco Proner

No palco do teatro arquiteto por Niemeyer, o comunista brasileiro mais famoso no mundo,  entre outros, Astrojildo Pereira, um dos fundadores do PCdoB, interpretado pelo ator Bruno Garcia; a presidenta do PCdoB Luciana Santos; o prefeito de Niterói Rodrigo Neves; artistas como João Donato, Bemvindo Sequeira e Flávio Renegado; representantes de partidos aliados, lideranças do movimento social e outras tantas pessoas que celebraram com a militância comunista e homenageram o histórico partido dos comunistas do Brasil. 

Astrojildo Pereira, presente!

O ator Bruno Garcia abriu o ato de aniversário do PCdoB caracterizado como Astrojildo Pereira, um dos fundadores do partido em 1922.

Luciana, a presidenta 

Luciana Santos, a presidenta do PCdoB, registrou a trajetória história do PCdoB ao longo de quase um século de luta pelo democracia, justiça social e o socialismo.

Prefeito do berço dos comunistas


O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, saudou o PCdoB e sua militância e tomou uma medida administrativa para criar um entro de memória no terreno onde da casa onde o PCdoB foi fundado.

João Donato, o compositor da paz


Mestre da música brasileira, Joao Donato cantou "A paz", e depois compartilhou o palco com o rapper Flávio Renegado e com Jandira Feghali como baterista.

Bemvindo e o Barão


Militante comunista há mais de cinquenta anos, ator Bemvindo Sequeira interpretou o Barão de Itararé.

Amigos do PCdoB

Para o deputado Wadih Damous (PT-RJ), levou uma saudação de Lula e afirmou que PCdoB e PT devem estar junto na luta pelo socialismo.

Para Brizola Neto, do PDT, o PCdoB é um partido de luta e um celeiro de lideranças juvenis.

O deputado federal Alexandre Molón, da Rede, afirmou que o PCdoB é um grande aliado "na construção de um projeto de desenvolvimento social e soberania das nossas riquezas".

Líder dos trabalhadores e das trabalhadoras



Adilson Araújo, presidente da CTB, foi direto: "Trabalhadores, uni-vos"

A juventude do Araguaia

A UJS-Brasil chegou com bandeiras, palavras de ordem e batucada, dando mais vida ao belo ato.



Para Carina Vitral, presidenta da UNE, "os sonhos continuam vivos nos olhos da nossa militância".

Jandira, mulher de luta

Jandira Feghalii, deputada federal: "Este ato valoriza a arte, expressão da alma".

E ao final, samba e confraternização