Combatividade e emoção marcam os 95 anos do PCdoB em Cuiabá

Participaram da Sessão Solene cerca de 250 pessoas e da Festa cerca 300 pessoas, num ambiente de muita combatividade, emoção e amplitude.

95 anos PCdoB em Cuiabá - Miranda Muniz

Em Cuiabá, MT, foram realizadas duas grandes atividades para comemorar o transcurso dos 95 anos do PCdoB: uma Sessão Solene e uma Grande Festa.

Na Sessão Solene, ocorrida na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, dia 24 de março, por iniciativa do deputado estadual Allan Kardec, foram homenageados cerca de 80 militantes do PCdoB e alguns outr@s lutadores do povo amigos do Partido. Ao todo foram concedidos 33 títulos de cidadãos e cidadãs mato-grossenses (15 concedidos pela deputada Janaina Riva – PMDB; 12 pelo deputado Allan Kardec – PT e 6 pelo deputado Zeca Viana – PDT. Os demais, foram homenagead@s com Moções de Congratulações, sendo de 12 camaradas já falecidos, portanto, em memória.

Participaram da Sessão Solene cerca de 250 pessoas, sendo que a mesma foi transmitida ao vivo pela TV e rádio da Assembléia Legislativa.

Compondo a Mesa, estiveram presentes Luiz Carlos Orro, repesentando o Comitê Central; Miranda Muniz, PCdoB/Cuiabá; Silvio Negri, vereador de Rondonopolis e representando a Direção Estadual; a ex-deputada Verinha Araújo (PT); Nelson Borges (representando o deputado Valdir Barranco, PT); Maurício Munhoz (representando a deputada Janaina Riva); Rosa Morceli, representando a UBM – União Brasileira de Mulheres; Marilane Costa (Lane), pró-reitora de Ensino do IF/MT; Edson Angelo (Pepeu) representando a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e a ex-reitora do UFMT, professora Maria Lúcia Cavalli Neder.

Durante a Sessão Solene fizeram intervenções especiais os camaradas Luiz Carlos Orro (sobre a história do PCdoB); Miranda Muniz, presidente do PCdoB/Cuiabá (Os desafios atuais do PCdoB); Aluísio Arruda, ex-presidente do PCdoB/Estadual (A reorganização do PCdoB em Mato Grosso) e Sílvio Negri, vereador em Rondonópolis e representando a Direção Estadual (Os 100 anos da Revolução Russa). Ainda fizeram uso da palavra, além do deputado Allan, a ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder, a qual destacou o papel que a UJS jogou para sua filiação ao Partido e a ex-vereadora Enelinda Scala, em nome do PT Estadual.

Em diversas ocasiões, @s participantes entoavam palavras de ordem "FORA TEMER", "UM, DOIS, TRES, QUATRO, CINCO MIL E VIVA O PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL" e 'FORÇA QUE CRESCE, AQUI É A UJS", a última puxada pela juventude presente.

Duas "quebras de protocolo" por iniciativas do jovem Vinícius Brasilino, presidente da UEE-MT, e pela companheira Bia Correa, propiciaram o momento mais emocionante do evento: o primeiro, declamou "E vamos à luta (eu acredito é na rapaziada)" do inesquecível Gonzaguinha; já a segunda, declamou o poema "FÍSSIL", do poeta e também homenageado (em memória) da noite SODREZINHO (Antônio Sodré) – "El Poeta de la Transmutación e de la Trancedencia!", os quais arrancaram aplausos efusivos d@s presentes.

No dia seguinte, foi realizada uma grande Festa Popular que começou com um almoço por volta das 12:00 horas e terminou por volta das 21:00. Além do almoço foram realizadas partidas de futebol; apresentação de capoeira; brincadeiras lúdicas para as crianças e música ao vivo, sob o comando de Ronaldo Muniz, Eliete Costa e Luiz Carlos Orro. Também foi servido 10 kg de bolo, confeitado com a logo dos 95 anos do PCdoB. Cerca de 300 pessoas participaram da Festa, entre crianças e adultos.

Estiveram presentes delegações dos principais municípios polos (Várzea Grande, Rondonopolis, Barra do Garças, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra).

O representante do Comitê Central, camarada Luiz Carlos Orro, enfatizou a grandeza do evento afirmando ser “uma comemoração muito interessante, um formato que deveria servir de exemplo para todo o Brasil onde, além do Ato Político ocorrido na Casa de Leis do Estado, serviu também como um grande congraçamento de velhas e novas gerações, tendo como marcas a amplitude, a combatividade e a emoção.”