Alunos da rede pública participam de atividades sobre ditadura militar

Alunos de duas escolas públicas da capital cearense participarão na manhã desta sexta-feira (31) de palestra e uma visita guiada sobre a ditadura militar, na sede da Secretaria da Cultura de Fortaleza. O evento é motivado pela queda do então presidente João Goulart, há exatos 53 anos (31 de março de 1964), quando foi instaurado o regime militar no País.

Ditadura no Brasil - Reprodução

Os estudantes farão uma visita ao Memorial da Resistência à Ditadura Militar, além de assistirem uma palestra no teatro Antonieta Noronha, às 9h, com a temática “A Ditadura e os Riscos para a Democracia”, ministrada pelo professores Walter Pinheiro e José Machado, além do conselheiro da Comissão Nacional de Anistia, Mário Albuquerque; do aposentado José Maria Tabosa, e do presidente da Associação 64/68 Anistia Ceará, Honório Silva.

O professor Walter Pinheiro explica que durante o encontro será feita uma reflexão sobre os acontecimentos históricos de 1964 – quando iniciou a ditadura militar – e os acontecimentos do atual governo do presidente Michel Temer. “Embora o golpe tenha sido registrado oficialmente em 1º de abril, a gente se refere a essa acontecimento no dia 31 de março, porque a ditadura se deu a partir desse acontecimento (queda de João Goulart), quando as forças armadas assumiram”, explica Pinheiro.

Memorial

O Memorial da Resistência ocupa o prédio da Secultfor onde, no passado, ficava a sede da Polícia Federal. Espaço de memória do período da Ditadura Militar no Ceará, o local abriga a exposição permanente “Arquivo das Sombras”, sendo possível conhecer duas antigas celas e uma solitária. O local recupera marcas físicas deixadas por presos políticos em suas paredes, registros fotográficos e depoimentos.

As visitações podem ser realizadas de segunda à sexta-feiras, de 14h às 17h, por meio de agendamento. O Memorial da Resistência é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Butuca Produções Culturais, com apoio de Os Aparecidos Políticos, Associação 64/68 Anistia Ceará, Arquivo Público do Ceará, Museu da Imagem e do Som, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará.

Serviço

Palestra "A Ditadura e os Riscos para a Democracia"

Data: Sexta-feira (31/03)
Horário: 9h
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueira, 4, Centro)