Diplomata russo: Ocidente prepara golpe na Belarus

O embaixador da Rússia na Belarus, Aleksandr Surikov, expressou a sua preocupação com a atividade dos países ocidentais em Minsk em uma entrevista à agência de notícias russa Sputnik. Segundo ele, essa atividade é voltada contra a Rússia.

Aleksandr Lukachenko - © Sputnik/ Sergei Guneev

"Tudo o que diz respeito às ações do Ocidente no flanco ucraniano e no flanco belarrusso são ações antirrussas. E entendemos que os próximos esforços serão (e já foram) dirigidos à Belarus", disse Surikov.

De acordo com o diplomata, os países do Ocidente "não serão capazes de separar a Rússia e a Belarus". "A própria Belarus não está pronta a cair nos braços do Ocidente, pondo fim a todas as relações econômicas [com a Rússia]", disse ele.

No que se refere à disputa de petróleo e gás entre a Rússia e Belarus, Surikov expressou a confiança que os lados chegarão em breve a um compromisso e que o encontro próximo dos líderes de dois países vai mostrar quem dará o primeiro passo.

Um encontro dos presidentes Vladímir Pútin e Aleksandr Lukachenko tem início nesta segunda-feira (3), com o tema em pauta.