Conam inicia jornada de luta em defesa da saúde pública

Nesta sexta-feira (5), Dia Nacional do Líder Comunitário, a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) estará em todos os estados, junto com suas entidades associadas, iniciando sua jornada de lutas em defesa da Saúde Pública e do SUS. Entre as reivindicações, está a luta contra o fim das farmácias populares, denunciando a Emenda Constitucional 95, que conflagra um enorme retrocesso para a saúde pública e para as políticas sociais no Brasil.

SUS

Nessa ocasião será abordada a importância do Sistema Único de Saúde como política de Estado e direito do povo brasileiro. Estas políticas são pilares fundamentais na construção de um projeto nacional desenvolvimentista, garantida na Constituição Federal de 1988.

A Conam, entidade que luta por melhores condições de vida e pela qualidade da saúde da população mais carente, afirma que o desmonte do SUS é o desmonte do Estado nacional, além de comprometer a oferta de serviços de boa qualidade, representa também a precarização do trabalho, restringindo que essa política social contribua na redução da exclusão social e na promoção do desenvolvimento humano. Sua defesa é ao mesmo tempo a defesa das conquistas democráticas. Nesse cenário, fica claro o interesse dos planos privados de saúde. A medicina preventiva e a atenção básica perdem prioridade. E nesse contexto, a saúde passa a ser vista pelo Governo Federal, como um negócio, uma mercadoria, não como um direito social, como aponta nossa Constituição.

A entidade reafirma a luta contra o desmonte do país que levará à dependência colonial e ao empobrecimento dos cidadãos, que não permite qualquer projeto de desenvolvimento. Por isso que a defesa da Saúde pública e universal no Brasil faz parte da proposta para o país voltar a crescer com força e soberania. 

O SUS precisa de novas fontes de receitas permanentes, estáveis e exclusivas ao seu financiamento, como condicionante à presença do Estado nessa política pública. Que considere como fonte de receita a tributação das grandes fortunas, as heranças e as grandes movimentações financeiras.

A Jornada Nacional da Conam  é também tem também como objetivo a luta contra o golpe e contra o governo ilegítimo de Michel Temer. A agressão aos direitos sociais exige do nosso movimento respostas nas ruas com jornadas de lutas em defesa desses direitos e da democracia. Defender a Saúde pública e o SUS, na atual conjuntura, é tarefa prioritária do movimento comunitário organizado na luta pela democracia.