Movimentos ocupam Curitiba em apoio a Lula e pela democracia

Nesta quarta-feira (10) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará depoimento ao juiz federal Sérgio Moro sobre investigação da Operação Lava Jato. Movimentos sociais, sindicais, coletivos culturais chegam à capital paranaense desde a segunda-feira (8) para prestar solidariedade a Lula. 

jornada pela democracia PR - Brasil de Fato

As caravanas de diversos estados vêm sendo submetidas a revistas pela polícia militar do Estado, segundo informações da Frente Brasil Popular. A expectativa é reunir aproximadamente 30 mil pessoas em Curitiba em apoio ao ex-presidente.

O depoimento de Lula está marcado para as 14h desta quarta mas a jornada pela democracia e para denunciar os abusos da operação Lava Jato começou nesta terça –feira (9). Foram realizados durante o dia ato político pela instalação do acampamento, ato pela reforma agrária e contra a criminalização dos movimentos sociais, plenária da juventude e vigília inter-religiosa pela democracia e os direitos dos trabalhadores.

Um clima de tensão se estabeleceu desde a última sexta-feira (5) quando a prefeitura de Curitiba conseguiu autorização da justiça estadual para impedir o acesso dos militantes a praças e também cercar as imediações da Justiça Federal, onde acontecerá o depoimento.

Nivaldo Santana, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) representará a entidade nos atos em Curitiba. Na opinião dele, a postura do judiciário local “é consequência das graves limitações democráticas que o país vive”.

Perseguição política

“O nosso companheiro Lula é acusado, mas outros políticos que foram citados não são investigados. É uma contradição da justiça e da burguesia que criminaliza partidos, movimentos e qualquer pessoa que é a favor do povo. Está na hora do povo gigante acordar”, disse aos Jornalistas Livres a agricultora Branca dos Santos que veio de Rio Bonito do Iguaçu (PR).

O senador Lindberg Farias (PT-RJ) também chegou a Curitiba para participar da jornada em apoio a Lula. “A lava jato sempre atuou em cima de um timing político e agora continua nessa batida. Lula não para de subir nas pesquisas. E eles não deram esse golpe para deixar Lula ganhar a eleição depois”, afirmou.

“O Brasil está chegando a Curitiba para mais uma jornada de tantas lutas dos trabalhadores e do povo brasileiro, principalmente contra a retirada dos seus direitos, contra a destruição da soberania, liquidação das nossas riquezas e contra o fim da aposentadoria. É isso principalmente que move o pessoal eu está aqui”, afirmou Janeslei Albuquerque , da Frente Brasil Popular.