Os comunistas de São Paulo e a greve geral do dia 28 de abril

O dirigente do PCdoB, Vital Nolasco, faz uma análise da participação dos comunistas na greve geral do dia 28 de abril e destaca o grande empenho da militância partidária.

Por Vital Nolasco*

Greve geral no Largo da Batata - Ricardo Stuckert

Inicialmente temos que destacar a busca da unidade do movimento sindical e popular protagonizada pelos comunistas.

A CTB teve um papel destacado neste sentido. Não houve um fórum, seja das centrais , das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo em que a CTB não estivesse representada. Foram inúmeras articulações com centrais e sindicatos de diferentes matizes políticas e ideológicas.

Papel relevante tiveram mais uma vez os metroviários, bem como os condutores em geral. Destaco esta duas categorias, pois embora os comunistas não sejam força hegemônica na direção das entidades, sem duvida foi fundamental a nossa presença. No ramo de transporte essas categorias foram fundamentais para atrair e mobilizar por exemplo os ferroviários que também aderiram ao movimento.

Foram realizadas assembleias massivas onde nossos camaradas se destacaram. Quero mencionar a categoria dos trabalhadores dos correios, que realizaram grandes assembleias e aderiram de maneira unanime à greve.

Atuamos junto aos professores das redes municipal e estadual. Bancários, marceneiros, vidreiros onde os comunista dirigem o sindicato ou participam da diretoria, também jogaram importante papel.

Destaca-se o papel do sindicato dos eletricitários, dirigido por um camarada nosso. Embora esse sindicato seja filiado à Força Sindical e talvez por isso jogou grande papel na articulação do movimento. Em uma plenária na sede da entidade para preparar a greve geral, estavam presentes dentre outros, os metalúrgicos de São Paulo, papel e papelão, hoteleiros e muitos outros. Com exceção da CUT, todas outras centrais marcaram presença.

Surpreendeu positivamente a participação dos professores, que aderiram à greve e também realizaram um grande assembleia em frente a prefeitura municipal no dia 28 e posteriormente foram para manifestação do Largo da Batata.

Grande exito teve essa manifestação que embora não tivesse transporte publico foi uma das maiores de São Paulo, com mais de 70.000 pessoas.pessoas. Nossas entidades do movimento social UBM, Facesp, Unegro também se destacaram. Como sempre a UJS jogou um grande papel ao lado da UNA e da UBES.

Nosso partido embora pequeno se agigantou no greve, ocupou um grande espaço politico. Tenho certeza de que outras batalhas virão e cada vez mais massivas e radicais, até derrotarmos essa politica anti-nacional e anti popular do governo Temer a mando do grande capital. Pelo que nosso Partido demonstrou na Greve geral, podemos afirmar que jogaremos nosso papel de vanguarda até abrirmos caminho para colocar o Brasil no rumo independência e garantia dos direitos povo, até construir o caminho rumo ao socialismo.