Turquia critica ajuda estadunidense a rebeldes curdos

O vice-premiê de Turquia, Nurettin Canikli, criticou nesta quarta-feira (10) de forma áspera a decisão dos Estados Unidos de entregar armamento pesado às Unidades de Proteção Popular (YPG), milícias curdas estabelecidas no norte da Síria.

Nurettin Canikli

Em declarações ao canal Al Haber, Canikli considerou inaceitável que um aliado da Otan equipe "organizações terroristas que ameaçam o futuro do Estado turco" e disse confiar que Washington não leve adiante esta decisão.

"Tal política não será benéfica para ninguém, não se pode atuar junto a grupos terroristas", afirmou o dirigente e, nessa mesma linha, informou sobre as iniciativas diplomáticas levadas a cabo com a nova administração estadunidense para que desista de realizar uma operação contra o Estado Islâmico (EI) apoiando-se nas forças do YPG.

Ontem, o presidente Donald Trump autorizou armar as milícias curdas da Síria, "conforme seja necessário para assegurar uma vitória clara" na ofensiva contra a capital do califado do Estado Islâmico, Raqqa, segundo informaram fontes do Pentágono.

Ancara considera o YPG uma organização terrorista, irmã do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), e tem regularmente pressionado Washington para que encerre a sua colaboração militar em sua luta contra o EI no norte de Síria.