Após criação de 'embate' Moro-Lula, depoimento termina sem novidades

A expectativa pelo primeiro encontro entre o ex-presidente Lula e o juiz Sérgio Moro era grande, mas parece que não foi atendida. O encontro colocado como "embate", como se se tratasse de acusação e defesa e não de juiz e defesa, acabou praticamente "neutro", acreditam cientistas políticos de diferentes linhas de pensamento, consultados pelo JB. Para eles, contudo, a sessão de cinco horas e dez minutos serviu para pelo menos uma coisa, alavancar a candidatura petista para 2018.

Lula em audiência com Moro - Reprodução

Frederico de Almeida, professor do Departamento de Ciência Política da Unicamp, aponta que o depoimento "não traz nada de novo", apesar da expectativa de que o processo contra o ex-presidente na Lava Jato pudesse ter um desdobramento mais duro contra ele, no sentido de uma condenação.

"Mas tem duas questões, as testemunhas ainda vão ser ouvidas, o tempo para algo determinante acontecer era mais na fase da investigação até o momento da denúncia. Não parece ter uma evidência nova [em relação ao ex-presidente]. Nesta fase do processo, é difícil que surja algo que justifique a prisão provisória do Lula. Não se falou nada [sobre o depoimento] que a gente não soubesse das apresentações do Ministério Público, sobre suspeitas e provas", diz. "Isso vai se prolongar por um tempo."

Do ponto de vista jurídico, então, o professor não esperar uma desdobramento imediato. Já no político, Almeida ressalta que havia uma expectativa "muito grande" de que o depoimento causasse um constrangimento para Lula ou para Moro. Criticando a ideia de "embate" criada em torno do encontro de réu e juiz — para ele, algo "lamentável" –, o professor aponta não houve "vencedor", contudo.

"Do ponto de vista do funcionamento do Judiciário, em uma democracia, em condições normais, a gente não pode tratar [o cenário desta forma]. São dois problemas, um é que o depoimento foi transformado em embate entre o juiz que deveria ser imparcial, um terceiro, e o réu. Até a acusação sumiu do debate", destaca o professor.

"O segundo problema é que foi criado, não só pela imprensa mas também pela opinião pública que não entende muito bem o funcionamento do Judiciário, e também não precisa entender, mas eu tenho a impressão de que o próprio Moro alimentou a visão do embate, da forma que se ele coloca no debate publico como referência no combate à corrupção, como alguém que recebe prêmios, homenagens, que circula em eventos sociais e políticos com algumas pessoas, inclusive, denunciadas ou acusas, que emite notas agradecendo fãs, que gravou vídeo pedindo para apoiadores não irem. Não pode dizer que foi Lula quem politizou o processo, quem criou esta politização foi o próprio juiz. É muito perigoso que um juiz faça isso", alerta Almeida.

Sobre a mobilização dos militantes pró e contra Lula, o professor destaca que a mobilização a favor de Moro foi "fraca" e que a favorável foi "intensa". "Isso era de se esperar [a pequena presença de manifestantes contra o Lula]. Não sei se foi atendendo a um pedido dele [Moro] ou por desmobilização. Já a capacidade de articulação da base de apoio do Lula é muito articulada, com sindicatos, movimentos sociais e o próprio partido."

O saldo da mobilização pró-Lula, acredita Almeida, apesar do ataque que feriu uma criança durante a madrugada em Curitiba, é a "força do Lula em mobilizar". "Eu acho que a resposta que ele está dando em politizar o processo é uma resposta à politização do processo que foi criada antes. A grande questão agora é saber se Moro e a Lava Jato têm condições de mobilizar forças na população da mesma forma que uma liderança histórica como o Lula é."

O princípio básico da política

A cientista política Clarisse Gurgel, professora da Unirio, chama a atenção para o fato de que se trata apenas do primeiro depoimento, e que "provavelmente Moro vai pensar muito no que fazer para o segundo", "O Lula fez foi algo que ele sabe fazer muito bem, que é o principio estratégico básico da política, transformar ameaça em oportunidade."

"O Lula é extremamente habilidoso. Sem dúvida, a esquerda que estava crítica ao Lula está começando a pegar carona na onda que o lula está conseguindo instaurar, de perseguição a ele. O grande eleitor do Lula parece ser o Moro", aponta a professora. "Ele está criando um palanque pro Lula, transformando ele em vítima. Indubitavelmente, Lula está sendo perseguido pelo Moro", completa.

A professora reforça que a "única saída para o PSDB derrubar a candidatura do Lula e a possível eleição dele em 2018 é o Judiciário, porque pela política o Lula já está vencendo". "O Lula é um sujeito forjado na luta política, ainda que seja sindical, é uma luta sindical marcada pelo debate sobre poder, política é disputa de poder. É interessante que, ao ir depor ao Moro, trouxe à tona aquilo que fica escondido em todos os tribunais, que é o caráter político da justiça. Isso ficou muito evidente quando ele rebatia o que o Moro falava. Isso não se faz normalmente no Judiciário, que tem uma atmosfera solene. Mas o Lula, que é experiente, que carrega uma legitimidade muito grande, se sentiu à vontade para deixar evidente isso."

Para Clarisse Gurgel, a fala do Moro no vídeo orientando para que a oposição ao Lula pela direita não fosse às ruas já era uma tentativa de traduzir o esvaziamento por parte deles. "Ou seja, eles já sentiam que o lado de oposição ao Lula ia ser minoritário."