Fortaleza: Ações marcam Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

Em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia (17 de maio), a Prefeitura de Fortaleza promove, durante todo o mês de maio, atividades com o objetivo de promover ações que incentivem a denúncia das violências a que são acometidas diariamente lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), bem como criar mecanismos efetivos de promoção e defesa dos direitos humanos dessa população.

Fortaleza: Ações marcam Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

As ações são realizadas pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com organizações do movimento social LGBT e entidades governamentais.

As atividades buscam estabelecer um amplo debate acerca da LGBTfobia ocorrida nos diversos espaços públicos e privados da cidade de Fortaleza; sensibilizar a sociedade e o poder público para o respeito aos direitos da população LGBT; desmistificar preconceitos a respeito da diversidade sexual e suas identidades de gênero, fortalecendo a visibilidade positiva da população LGBT; além de refletir sobre a diversidade sexual, lançando desafios contra a discriminação pela livre orientação e expressão afetivo-sexual e identidade de gênero.

A programação teve início no dia 8 de maio, com a Semana Janaína Dutra de Combate à LGBTfobia, instituída pela Lei. 9.573/2009, que segue até o dia 15 de maio, com um ciclo de oficinas na rede municipal de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), abordando a questão da LGBTfobia no espaço escolar, contando com a participação de alunos(as) e profissionais de educação.

No dia 12 de maio (sexta-feira), de 13h às 17h, o Centro de Referencia LGBT Janaína Dutra realiza uma tarde tira-dúvidas sobre retificação do registro civil. Já a partir de 17 horas, no Parque da Liberdade, ocorre a 3ª edição do Happy Hour da Diversidade. No dia 17, será realizado, no Paço Municipal, às 14 horas, o Seminário Políticas Públicas para a População LGBT de Fortaleza: proteção, promoção, garantia e defesa de direitos humanos, que contara ainda com o lançamento da campanha permanente de combate à LGBTfobia “A Fortaleza das Diversidades” e da Cartilha do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra. Confira a programação completa do mês de maio abaixo.

17 de maio

Nessa data, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do quadro de doenças e patologias, passando a considerá-la uma forma de expressão saudável da sexualidade humana. No Brasil, a data passou a ser celebrada a partir de 2010, quando foi instituída por meio de decreto Presidencial. Em todos os estados, a população LGBT aproveita a data para celebrar a conquista e desenvolver diversas programações voltadas ao combate à LGBTfobia e erradicação de preconceitos em razão da orientação sexual e ou identidade de gênero.

Programação