Raúl Castro felicita independentista porto-riquenho por sua lealdade

O presidente cubano Raúl Castro enviou uma carta a Oscar López Rivera para homenageá-lo por sua lealdade e bravura em defesa de sua pátria. O independentista porto-riquenho passou 35 anos preso nos Estados Unidos, por defender a independência de seu país que até hoje é uma colônia norte-americana.

Oscar López Rivera - Efe

Desde que López Rivera entrou definitivamente em liberdade, nesta quarta-feira (17), Porto Rico está em festa. O independentista passou 35 anos preso nos Estados Unidos, destes, 12 em uma cela solitária, sem absolutamente nenhum contato com sua família. O crime de López Rivera foi lutar para seu país deixar de ser uma colônia norte-americana.

Para o presidente cubano, a luta de López Rivera é importante não apenas para Porto Rico, mas para a soberania de toda a América Latina e do Caribe. Raúl fez questão de enviar uma carta ao independentista e convidá-lo para uma visita à ilha comunista “assim que possível”. “A história não vai esquecer sua firmeza e lealdade à causa pela independência de Porto Rico, que é essencial para Nossa América”, diz o documento.

Leia na íntegra:

Querido companheiro Oscar,

Receba fraternais felicitações em nome do Partido [Comunista], do governo e do povo cubano, compartilhamos a alegria por sua libertação.

A história não vai esquecer sua firmeza e lealdade à causa pela independência de Porto Rico, que é essencial para Nossa América.

Te esperamos em Cuba, quando seja possível, com as honras e o afeto que mereces.
Um abraço,

Raúl Castro Ruz.