Cúpula da Otan mantém discrepâncias entre UE e Trump

A União Europeia (UE) e os Estados Unidos mantêm as discrepâncias em relação à Rússia, ao comércio internacional e à mudança climática, informou o Conselho Europeu depois de uma reunião entre líderes comunitários e o presidente estadunidense, Donald Trump.

Os Donalds: Tusk e Trump

"Não estou cem por cento seguro de que hoje possamos dizer que temos uma posição comum sobre a Rússia", disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, no final do encontro realizado na sede desse organismo.

Tusk e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediram ao chefe da Casa Branca que os Estados Unidos não abandonem o Protocolo de Paris contra a mudança climática, uma petição também realizada pelo papa Francisco em um encontro recente com o mandatário norte-americano.

O secretário de Estado estadunidense, Rex Tillerson, disse ontem que Trump "ainda não tomou uma decisão definitiva sobre a participação dos Estados Unidos nesse acordo e que estudará o dossiê quando voltar a Washington".

O presidente do Conselho Europeu também disse a Trump que o maior desafio "é a consolidação de um mundo livre baseado em valores – entre os quais mencionou direitos humanos, liberdade e dignidade humana – e não só em interesses".

Por outra parte, houve divergências quanto ao comércio, um tema que ficou em aberto, segundo admitiu Tusk.

Tampouco houve coincidências na luta antiterrorista, indicaram no texto as autoridades europeias, que destacaram o ambiente amistoso e construtivo da conversa.

Sobre a saída do Reino Unido da UE, o Brexit, os Estados Unidos expressaram sua preocupação pela possível perda de empregos em seu território, ainda que o líder republicano tenha antes celebrado o divórcio britânico de Bruxelas. Segundo divulgou-se, os líderes também falaram de política exterior e segurança.

Em uma segunda parte do encontro participaram o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e a representante da UE para a Política Exterior, Federica Mogherini.

Pelos Estados Unidos assistiram, ademais, o chefe do Pentágono, James Mattis; o principal assessor econômico do presidente estadunidense, Gary Cohn; o assessor de segurança nacional, Herbert R. McMaster, e o secretário de Estado, Rex Tillerson.

O líder republicano assiste à cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte que se celebra na capital belga.