Facesp e Camtur realizam Seminário de Formação de Lideranças

Entre os dias 02 a 04 de junho acontece o Seminário de Formação de Lideranças da Facesp/Camtur, no Instituto Federal de Educação, em Tupã. Com uma programação abrangente, instigante e educativa, a atividade vai discutir questões dos movimentos sociais e populares. O público alvo do Seminário são as Lideranças do Movimento Comunitário, Síndicos, Clubes de Serviços, Estudantes e Políticos.

SeminárioFACESPCAMTUR

Os participantes terão direito a alojamento (levar roupa de cama e de higiene pessoal) e refeições (pensão completa: café da manhã, almoço e janta). Será cobrada uma taxa simbólica de inscrição no valor de R$ 10,00 e fornecido certificado de participação (carga horária: 20 horas). Pedidos de informações e inscrições podem ser enviados por whatsapp para Teresa (14-99615.1806) ou Luis Alves (14-99723.3827).

Confira a programação:

Sexta

20h
– Solenidade de Abertura

Sábado

7h
– Café da Manhã

8h
– Apresentação Cultural

9h
– Primeira mesa – Conjunturas Gerais do Movimento Comunitário e suas Perspectivas
Debatedores: Wanderley Gomes da Silva (diretor executivo da CONAM) e Maura Augusta Soares de Oliveira (presidente da FACESP e dirigente da CONAM).

10h30 – segunda mesa – Participação da Mulher na Sociedade e Políticas voltadas às Mulheres
Debatedoras: Rosinha Conceição de Jesus (coordenadora estadual da União Brasileira de Mulheres), Tais Fonseca (cantora e radialista), Luciana dos Santos (coordenadora da UBM/Marília), Teresa Vicente (presidente da AMTIR, primeira secretária da FACESP e conselheira da CONAM).

12h – Almoço

13h – terceira mesa – Organização do Movimento Comunitário do ponto de vista Jurídico, Parcerias com o Poder Público como forma de fomentar políticas públicas nas Comunidades
DebatedorLuis Gustavo Boteon (advogado).

14h30 – quarta mesa – Avanços e Desafios nos Programas Habitacionais, MCMV 3 (CAIXA), Infraestrutura Urbana, Saneamento Básico e Políticas Inclusivas
Debatedores: Jeane Rosin (secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano de Tupã, doutora em Arquitetura e professora das Faculdades FACCAT), Joel Ludovico (jornalista, diretor de comunicação da FACESP, presidente da Mater de Ribeirão Preto).

16h – quinta mesa – Os Desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), primeira Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e Combate ao Aedes Aegypti
Debatedores: Wanderley Gomes da Silva (diretor executivo da CONAM e Conselheiro Nacional de Saúde), Marco Antônio de Barros (jornalista e ex-diretor do setor de Combate a Endemias).

17h30 – sexta mesa – A importância dos Conselhos de Políticas Públicas (municipais, estaduais e nacionais) como controle social bem como o papel e as responsabilidades dos respectivos Conselheiros
Debatedores: Bartiria P. de Lima (presidente da CONAM) e Gabriel Antonio (professor doutor do Instituto Federal de Educação – Campus Tupã).

Domingo

7h – Café da Manhã

8h
– Apresentação Cultural

9h
– primeira mesa – Políticas Culturais e Sociais Inclusivas à disposição das Comunidades
Debatedores: Eduardo Duran (professor e diretor teatral), André Prado dos Santos (presidente da ONG UMONT – União do Movimento Negro de Tupã).

10h30 – segunda mesa – Expectativas do Movimento Comunitário, a construção de Entidades pela visão do Terceiro Setor e perfil das Lideranças Comunitárias
Debatedores: José Carlos Venâncio “Kaito” (líder comunitário, exdirigente do Conselho das Associações de Moradores de Marília e Região e exdirigente da FACESP), Luis Alves de Souza (diretor de Formação da FACESP, presidente do CAMTUR e primeiro secretário da ABUV/Tupã).

11h30 –terceira mesa – Juventude
Debatedores: Marcos Aurélio dos Santos “Markito” (representante do Movimento Sindical dos Servidores Públicos de Marília), Sidney Rodrigues Silva Santos (professor e presidente da ABUV/Tupã), Alessandro Ferreira (diretor de Juventude da FACESP, núcleo de Comunicação).

O Seminário é uma realização do Conselho das Associações de Moradores de Tupã e Região (CAMTUR) e da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (FACESP). Tem o apoio da prefeitura da Estância Turística de Tupã, da Câmara Municipal de Tupã, do Instituto Federal de Educação – Campus Tupã, da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), das Associações de Moradores de Tupã, da ONG UMONT (União do Movimento Negro de Tupã) e da União Brasileira de Mulheres (UBM/Tupã).

Patrocinadores do Seminário: Governo de Tupã, Alceu Auto Peças, Auto Posto Estrela, Amendupã, Gráfica e Editora SGF, Luis Alves Formatura, Madrugão Lanches, Mercado Kasanova, Morandi Hortaliças, Sindicato dos Comerciários de Tupã (SinComerciários), Supermercado Varejão Secco e Vison Color Formaturas.

SERVIÇO:
Seminário de Formação de Lideranças da Facesp/Camtur
Data: Dias 02, 03 e 04 de junho de 2017
Local: Instituto Federal de Educação (Campus Tupã) – Av. dos Universitários, 145 – Vila Abarca – Tupã/SP (ao lado da Secretária de Educação)
Público Alvo: Lideranças do Movimento Comunitário, Síndicos, Clubes de Serviços, Estudantes e Políticos
Inscrição: R$ 10,00
Informações e inscrições por whatsapp: Teresa (14-99615.1806) ou Luis Alves (14-99723.3827)