SP pelas Diretas Já rebatem mídia: Partidos não são barrados

Por meio de nota, os organizadores do ato SP pelas Diretas Já rechaçaram as afirmações da grande mídia e manifestaram que, diferentemente do que foi propagado pela imprensa, respeitam “a representação e a luta dos partidos políticos engajados pelas Diretas Já e o papel primordial dos mesmos na construção e na defesa da nossa democracia” e “em nenhum momento” pretendem excluir movimentos ou partidos do ato.

SP pelas Diretas Já - Reprodução

Alguns jornais publicaram matérias em que afirmavam categoricamente que artistas organizam ato por Diretas Já “sem partidos e sindicatos” e que o objetivo dos organizadores é fazer um “movimento independente de partidos para ampliar o leque de apoio”.

De acordo com a nota, os organizadores afirmam que o evento busca a realização de um movimento amplo com a participação de “todas e todos que estejam alinhados à causa das Diretas” é fundamental para manifestação e que a ideia é envolver diversos setores da sociedade em torno da pauta, incluindo os partidos.

O ato está marcado para o domingo (4), no Largo da Batata, na zona oeste da capital paulista, e vai contar com a participação de artistas como Mano Brown, Tulipa Ruiz, Emicida, Paulo Miklos, Pitty, Maria Gadú, além de cerca de 40 blocos de carnaval.

Confira a íntegra da nota

Nós, organizadores do ato 'SP pelas Diretas Já', respeitamos a representação e a luta dos partidos políticos engajados pelas Diretas Já e o papel primordial dos mesmos na construção e na defesa da nossa democracia.

Em nenhum momento falamos em barrar ou excluir qualquer movimento do nosso ato, como foi publicado com sensacionalismo, em matérias na grande imprensa. Pelo contrário: achamos fundamental para a relevância da nossa manifestação a participação de todas e todos que estejam alinhados à causa das Diretas.

O que estamos propondo é uma nova linguagem: a partir de uma convocação da manifestação feita por artistas, mídia-ativistas e grupos culturais, queremos estimular e envolver diversos setores da sociedade, inclusive os partidos, em torno dessa pauta urgente e que nos une.

Faremos um ato político com arte onde as falas dos movimentos sociais e culturais que acontecerão ao longo do domingo vão abordar as Diretas Já e outras pautas nacionais de oposição ao desastroso governo Temer.

Reiteramos nosso convite para que todas e todos participem e se manifestem da maneira que desejarem para ocupar o Largo da Batata e fazermos um ato histórico, digno do espírito democrático e inovador da nossa querida cidade.