Médicos pela democracia saúdam adesão de entidades baianas às diretas

O movimento Médicos pela Democracia divulgou nota à sociedade baiana na qual destaca o apoio às eleições diretas divulgado pela Associação Baiana de Medicina (ABM) e Conselho Regional de Medicina da Bahia. A nota convoca as entidades, que reafirmaram “novo posicionamento ético de combate a toda e qualquer corrupção”, a se somarem às lutas contra as reformas da Previdência Social e trabalhista.

temer a jbs

Confira abaixo a carta na íntegra:

Carta aberta dos Médicos pela Democracia aos médicos e médicas e à sociedade baiana

A revelação pública, por meio de gravações de vídeo e áudio, de atos graves de corrupção, tentativas de obstrução da justiça e até ameaças de morte, envolvendo Michel Temer e Aécio Neves, entre outros, aprofunda, sobremaneira, a crise por que passa o país.

Muitos dos cidadãos e das cidadãs de bem que acreditaram que a corrupção tinha cor partidária tomaram consciência de seu equívoco. Um exemplo disso foi a iniciativa dos artistas que se reuniram no dia 31 de maio para discutir saídas para a crise e as Diretas Já.

A nota pública que o Cremeb e a ABM lançaram, em 26 de maio, embora de caráter genérico e sem criticas ao atual governo envolvido muito profundamente em atos de corrupção, também pode ser interpretada como exemplo dessa tomada de consciência. Essa nota é importante ainda por expressar a adesão das duas entidades às Diretas Já, como a melhor saída para a crise política atual (http://www.cremeb.org.br/index.php/noticias/em-prol-da-etica-na-politica-cremeb-e-abm-repudiam-casos-de-corrupcao/).

Os Médicos pela Democracia exprimiram de forma muito contundente, através de notas (uma delas entregue ao Cremeb e outra publicada na sua página no Facebook), a discordância da participação das entidades e principalmente do Cremeb em atos político-partidários com o apoio ao candidato Aécio Neves e posteriormente pelo impeachment da presidente Dilma.

Agindo assim, o Cremeb enterrou uma tradição salutar de não se imiscuir em política partidária, deixando de se portar como autarquia federal que representa todos os médicos.

No momento de extrema dificuldade por que passa o país, esperamos que o Cremeb e a ABM, coerentes com seu novo posicionamento ético de combate a toda e qualquer corrupção, somem-se à luta contra as reformas trabalhista e previdenciária que condenam o Brasil à injustiça social e à perda da soberania, prejudicando todos os que não vivem de renda, mas sim do seu trabalho, como os/as médicos/as.

Precisamos também unificar forças na defesa Sistema Único de Saúde (SUS) que vem sofrendo há muito tempo com a redução de recursos, problema que se agravou com o contingenciamento absurdo das verbas pelo governo Michel Temer.

Em defesa do SUS! Fora Temer! Diretas Já! Nenhum Direito a Menos!