Atentados terroristas no Irã atingem Parlamento e mausoléu de Komeini

Ao menos 12 pessoas foram mortas em dois atentados terroristas realizados nesta quarta-feira (7) em Teerã, capital do Irã.

Parlamento Irã

Os ataques foram efetuados na sede do Parlamento iraniano e no mausoléu do fundador da República Islâmica do Irã, o Aiatolá Komeini. De acordo com fontes médicas, 42 pessoas ficaram feridas nos atentados.

De acordo com o site de notícias iraniano em língua espanhola Hispantv, quatro homens armados invadiram as instalações da Assembleia Consultiva Islâmica do Irã (o parlamento persa), abrindo fogo contra os guardas de segurança.

O parlamentar iraniano Elias Hazrati disse que os assaltantes estavam armados com dois Kalashnikov e uma pistola. Um dos terroristas foi eliminado pelas forças do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica (CGRI).

Apesar do incidente, os parlamentares permaneceram no interior da Assembleia em uma sessão pública. Segundo o legislador Mehdi Kiaee, a situação está sob controle dentro do Parlamento, enquanto as forças de segurança estão trabalhando para restaurar a calma no recinto.

A Rússia e a França condenaram os atentados terroristas perpetrados no Irã e manifestaram solidariedade às famílias dos mortos.

A Rússia disse que os atentados terroristas perpetrados no Irã põem de manifesto a necessidade de que os países unam seus esforços para combater o terrorismo. “Moscou condena semelhantes atentados terroristas (…) A nova série de atentados confirma uma vez mais a necessidade de ações coordenadas na luta contra o terrorismo”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

A Chancelaria francesa reiterou que sua embaixada em Teerã segue de perto a situação da capital iraniana.

O chanceler iraniano condenou os ataques terroristas e assinalou que o terrorismo é um problema mundial e requer uma luta global para ser erradicado.