Brasil tem o maior grafite do mundo já pintado por uma mulher

O painel "Contos", pintado pela artista Luna Buschinelli, de 19 anos, no Rio de Janeiro, poderá ser reconhecido pelo Guinness Book , o livro dos recordes, como o maior grafite do mundo feito por uma mulher. A obra possui 2.500m² e foi produzida nos muros da Escola Municipal Rivadávia Corrêa, na Avenida Presidente Vargas, região central do Rio de Janeiro.

Contos, mural grafitado por mulher - Foto: Divulgação

O grafite demorou 45 dias para ficar completamente pronto, com Luna trabalhando por um mês das 8h às 18h. Ele retrata uma mulher e duas crianças, que formam uma família liderada por uma mãe solteira.

"É a imagem da mãe analfabeta que conta histórias lúdicas para seus filhos com tanta riqueza de detalhes, que parece estar mesmo lendo o livro", disse a artista.

“Essa obra não se trata apenas de um recorde, mas de empoderamentos: da mulher, da mãe solteira que cria seus filhos sozinha, da luta dos professores, dos alunos, da família brasileira que depende do sistema público de educação”, diz Buschinelli.

“Acredito que estou conseguindo chamar a atenção para a escola e para essas realidades que a cercam.”

Atualmente, o grafite "Etnias", realizado pelo brasileiro Eduardo Kobra, foi eleito pelo Guinness, em 2016, como o maior do mundo, com 2.600m². A pintura também está no Rio de Janeiro, localizado no Boulevard Olímpico da Praça Mauá.


Crédito: Pedro Henriques/CBN

Crédito: Glaucon Fernandes / Eleven / Agência O Globo