4° Congresso da CTB/SP debate conjuntura política e democracia

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, no estado de São Paulo, realiza seu quarto Congresso neste sábado e domingo (24 e 25/06). Com o tema Democracia, Resistência e Luta, os delegados e delegadas debaterão os documentos dos congressos estadual e nacional, traçarão um plano de lutas e elegerão a nova direção.

congres1 - Divulgação: CTB/SP

O atual presidente da CTB/SP, Onofre Gonçalves, avalia que Congresso acontece num momento de enormes dificuldades para o povo brasileiro devido ao golpe que interrompeu o projeto eleito em 2014, e que vem desde 2002. “É um projeto avançado da classe trabalhadora, que tirou mais de 50 milhões de brasileiros da linha da miséria”, pondera. Para ele, o golpe tem compromisso com o mercado financeiro e impõe uma pauta retroativa e reacionária para cumprir a promessa que fez à elite. “Mas esse projeto ultraliberal, que está sendo implantado, é um tiro no pé porque quem consome neste país são os trabalhadores e não a elite; se perderem seus empregos e direitos, os trabalhadores vão deixar de consumir”, aponta.

Renê Vicente, vice-presidente da CTB/SP, acredita que a central vai realizar um congresso expressivo e fazer um bom debate a respeito da conjuntura gerada pelo governo ilegítimo e golpista de Michel Temer, que pode levar há um retrocesso jamais visto no país. “Vamos buscar a unidade na central e avançar na nossa participação em todas as esferas dos movimentos sociais e sindicais, reforçando a luta pelas transformações que o país precisa e construindo um grande movimento para a Greve Geral do dia 30”, afirma.

A CTB/SP ocupa a quarta posição no quadro de representatividade da CTB Nacional. São 103.863 trabalhadores de 97 entidades filiadas, 03 federações e 14 núcleos (de oposição ou de cetebistas que dirigem sindicatos filiados a outras centrais). Participam do Congresso: 260 delegados e delegadas, representando 25 sindicatos, 02 federações, 14 núcleos, vindos de mais de vinte cidades do estado.