Temer diz que é preciso ter "responsabilidade com a coisa pública"

Michel Temer deu um golpe contra o mandato da presidenta eleita Dilma Rousseff e, agora, que está sob a pressão por conta da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República de corrupção passiva, o ilegítimo disse, nesta quinta-feira (29), em discurso no Palácio do Planalto, que o país passa por um momento que "exige responsabilidade de todos".

Michel Temer - Beto Barata/PR

"O momento que atravessamos exige responsabilidade de todos. Responsabilidade com a coisa pública, responsabilidade com atos e palavras", afirmou Temer, durante cerimônia que comemorou um ano da chamada Lei de Responsabilidade das Estatais.

Quando vice-presidente de Dilma, Temer atuou pela instabilidade e agiu de forma escancarada pelo golpe, chegando ao ponto de vazar um áudio com discurso como se estivesse tomando posse. O áudio, de cerca de 14 minutos, Temer dizia como pretendia conduzir o país.

Como se o povo não conhecesse seu modus operandi, Temer diz que é preciso ter calma. "O que está em jogo é a superação de uma crise sem precedentes. Estamos tratando do futuro do Brasil. De nossa parte, eu quero reafirmar que continuaremos no caminho seguro da responsabilidade", declarou.

Temer voltou a ignorar a profunda crise econômica ao afirmar que o pais está "prosperando", apesar de acumular 14 milhões de desempregados.

"O Brasil está prosperando, está respirando. Não podemos deixar que nada impeça essa respiração extraordinária que o Brasil está tendo", declarou Temer.

Temer também tem utilizado os atos públicos para atacar o delator Joesley Batista, empresário da JBS. Não foi diferente no ato desta quinta. Sem citar nomes, Temer afirmou que "todos devem responder por seus atos".

"Uma ideia fundamental básica, fundamentadora, estruturante do nosso Estado brasileiro, que é um Estado em que todos respondem pelos seus atos, estejam onde estiverem, na atividade privada, na atividade pública, no Legislativo, no Executivo, no Judiciário, onde é que estejam, todos respondem pelos seus atos, em nome da responsabilidade", afirmou Temer.