Fortaleza: Greve Geral reúne 50 mil pessoas contra Reformas de Temer

Nessa sexta-feira, 30 de junho, os cearenses juntaram-se aos manifestantes de todo o país na segunda Greve Geral Unificada contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária, pelo “Fora Temer” e por “Diretas Já”. Organizada pela classe trabalhadora através das centrais sindicais, partidos políticos, sindicatos e diversas frentes dos movimentos sociais, uma multidão voltou a ocupar as ruas do centro de Fortaleza para dizer que não aceita nenhum direito a menos!

Fortaleza: Greve Geral reúne 50 mil pessoas contra Reformas de Temer

As manifestações começaram ainda cedo, com a adesão de motoristas de ônibus, que paralisaram os coletivos em corredores importantes da capital. A concentração da caminhada aconteceu na Praça da Bandeira, no centro de Fortaleza. Debaixo de chuva e de sol, os manifestantes não foram intimidados e percorreram as principais ruas da região até a Praça do Ferreira, coração do comércio de Fortaleza.

Ao longo de toda a manhã, o comércio permaneceu de portas fechadas; parte da frota de ônibus parada e agências bancárias ficaram sem funcionar. Médicos, rodoviários, servidores públicos, professores e estudantes, homens, mulheres e jovens de todas as classes sociais também compareceram a mobilização.

O bom humor, marca do povo cearense, também esteve representado durante a paralisação. Um boneco gigante representando o presidente Temer simbolizando um vampiro foi uma das atrações da caminhada. Nos gritos de guerra, além do tradicional “Fora Temer”, o comentário de que “quadrilha, só no São João”, enquanto a música dizia que “O Brasil inteiro diz: o povo consciente vai parar este país”. E parou! Além de Fortaleza, também ocorrem mobilizações no interior do Estado. Em Sobral e na Região do Cariri, foram realizadas caminhadas pelas ruas do centro das cidades pólo, enquanto em Jaguaribe, um trecho da BR 116 foi interrompido durante parte da manhã.